Bom dia! tenho uma transportadora aonde tenho um mix de produtos que transporto para vários lojista, com a quarentena todos fecharam e estou tendo um impacto enorme, qual a orientação de vocês?
Adriano RibeiroNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia!
Realmente o segmento de logística/transporte fora um dos mais afetados pela crise do Corona Vírus, principalmente pelo fechamento do comércio em vários lugares do Brasil.
Primeiramente analisamos que esta situação estagnou a entregas às lojas físicas varejistas, como relatou em sua pergunta, mas ao mesmo tempo, observamos um crescimento da necessidade da entrega dos produtos oriundos das compras da internet diretamente ao consumidor, e com maior velocidade devido necessidade dos clientes, potencializada com a campanha e orientação governamental de evitar deslocamentos.
Diante desta constatação da mudança de demanda do mercado, é necessário se adaptar. Sugerimos que busque contato com os varejistas virtuais, além dos próprios clientes que a sua empresa atendia na logística intermediária (até as lojas), para executá-la até o consumidor final.
Para tanto, é necessário treinar seus colaboradores para mudança no perfil do serviço, na atitude e de como irão representar sua empresa junto aos clientes finais (muitos em pânico pela epidemia), com utilização por exemplo de álcool em gel, antes da entrega e depois nas mãos dos entregadores, uniformes limpos, luvas plásticas, talvez máscaras, evitar aproximação e contato em último caso com clientes que receberão os produtos, tentar substituir a assinatura do documento por uma foto e whatsapp da nota/entrega, enfim, busque opções inovadoras que registrem a entrega (serviço realizado com excelência) e evitem o contato com documentos ou com as pessoas de seus colaboradores. Mas importante ressaltar, todos procedimentos com muita calma e prudência, para evitar disseminar ainda mais pânico entre os consumidores.
Cordialidade, com rapidez e segurança, são diferenciais muito valorizados pelo mercado.
No mesmo sentido, pense em como, e se consegue, diminuir o porte de seus veículos de transporte, para que consiga dar mais celeridade/agilidade às entregas aos consumidores finais (na maioria das entregas poucos produtos por bairro/região da cidade), fazendo entregas rapidamente. Totalmente diferente da logística até centros de distribuição e/ou lojas físicas varejistas, é importante observar estas diferenças e agir no sentido de mitigar possíveis erros na gestão. Tens que adaptar não só a mão de obra, mas também os instrumentos/ferramentas para realizar um trabalho de excelência.
Outra opção é negociar com parte de seus colaboradores, férias compulsórias, para que enquanto este novo serviço (entrega direta) não estiver implementado (mesmo que parcialmente), a empresa se mantenha operando, até se adaptar ao novo mercado. E as pessoas afastadas que fiquem em casa com a orientação de não proliferar o vírus na sociedade, seguindo as determinações do governo e OMS.
O governo federal está editando várias medidas provisórias no sentido de possibilitar estes acordos trabalhistas entre as partes, férias, redução de salário e trabalho proporcional, enfim, verificar com seu contador ou agente financeiro/banco, conforme o porte de seu negócio, possibilidades de enfrentar esta situação objetivando a continuidade do negócio.
A logística na pandemia do Corona Vírus precisa se adaptar às necessidades que acompanham a situação. Ninguém terá todas respostas a lhes oferecer, pois a situação é inédita a todos. Cabe a cada empresário/empreendedor, observar com frieza, calma e racionalidade, as demandas/negócios que se estagnaram, os que estão crescendo, e principalmente elaborar um plano de ação para alterar os instrumentos e equipe visando atender estas novas demandas e sobreviver no mercado.
Se a orientação é ficar em casa/isolamento social, tudo o que o consumidor precisará comprar durante este período, pode ser ofertado a entrega em seu lar. Assim, desde o mercadinho do bairro, da farmácia, e outros produtos de consumo, podem e devem ser transportados com segurança aos mesmos. Pense nisso. E como sua empresa pode aproveitar esta oportunidade/demanda atual. E se vale a pena esta transformação na empresa.
As compras virtuais diminuíram com a crise financeira, mas a física parou! Então, foque no que hoje ainda é possível, e analise qual será a melhor escolha para seu negócio.
Temos uma possível alta na procura por produtos de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos. A capacidade instalada no Brasil destes produtos é razoavelmente estruturada para atender mudanças no perfil de abastecimento, mesmo se a crise gerada pelo covid-19 se intensificar. Renegocie pagamentos de financiamentos, fornecedores, locador, enfim, todos estão na mesma situação e serão afetados pela Epidemia. Negociar é sempre o melhor caminho!
O Sebrae possui vários Links e debates com especialistas sobre os impactos do Corona Vírus para colaborar na sua decisão. Veja nos links abaixo maiores informações. Pois diante de uma situação atípica como esta, ter conhecimento ajuda a diminuir ou mitigar os riscos e talvez até os prejuízos momentâneos.
LINKS:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus
VÍDEOS:
https://www.youtube.com/user/tvsebrae
https://www.youtube.com/user/tvsebrae/search?query=coronavirus
https://www.youtube.com/channel/UC9PmLGbztiG9UqcY6A5jRIQ/videos – SEBRAETALKS
O número de telefone do FUNDO ESPERANÇA funciona das 10:00 horas até ás 19:oo horas . Mais quando eu ligo nesse horário o telefone já está desligado e quando chama recusam a chamada . Nunca consigo falar com um atendente será que esse número é só para enfeite ? TENHO 4 DIAS DE TENTATIVA E ISSO ABORRECE .