Peguei o auxílio emergêncial indevidamente, como faço pra devolver?
Maicon RodriguesNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde!
Notícia recebida agora:
DEVOLUÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL, RECEBIDO DE FORMA INDEVIDA:
Importante: O auxílio emergencial depositado na conta poupança digital da Caixa precisa ser movimentado no prazo de 90 dias. Caso não haja movimentação, o recurso volta para o Governo Federal.
Informamos que a partir do dia 11/05, na página do Ministério da Cidadania estarão disponíveis formulários que deverão ser utilizados para identificação do beneficiário (pessoa que vai devolver o recurso recebido indevidamente), bem como para a emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
A GRU é um documento, instituído pelo Ministério da Fazenda, para pagamentos a Órgãos Públicos Federais.
O site do Ministério é o seguinte:
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/assuntos/auxilio-emergencial/auxilio-emergencial)
Observações:
essa informação é verdadeira? De onde?
Bom dia! Em uma outra duvida parecida com essa, uma funcionária da CEF falou isso também, com menos detalhes, agora não sei! Quero devolver também, acho que teremos que aguardar até segunda. Liguei na CEF não tive respaldo, mandei e-mail para o fale conosco (me responderam informando o que seria o auxilio kk) e estou aguardando a ouvidoria agora.
O BACEN me respondeu e falou a mesma coisa. A partir de 11 de maio esta prevista a opcao pra geramos uma GRU e fazer o devolver o dinheiro. Acho que i cadastro nao e cancelado e acho que vai ter que devolver gerando uma gru cada vez que entrar, .
Eles falaram especificamente do dia 11? Boa tarde
Boa noite! Quando eu preencher o formulário e pagar a GRU, automaticamente meu cadastro sera cancelado e nao haverá o depósito das demais parcelas ou eu farei isso para cada uma delas, de acordo com o crédito? Obrigada.
Boa tarde Maicon. Não foi prevista a opção de desistência ou cancelamento após o envio do formulário para a análise da Caixa. Os trabalhadores que se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600 terão acesso a uma nova ferramenta para consultar a situação dos seus pedidos. Além do portal e do aplicativo da Caixa, os brasileiros poderão acompanhar, a partir desta terça-feira (5), os seus pedidos por meio dos seguintes endereços: http://www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br .
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, apenas os trabalhadores cujo cadastro foi determinado como inconclusivo podem fazer essa solicitação. Aqueles cujas solicitações foram negadas e tiveram resposta como inelegíveis estão excluídos definitivamente. “Inelegíveis não podem recadastrar, só os inconclusivos”, afirmou.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/05/auxilio-emergencial-governo-lanca-ferramenta-para-trabalhador-saber-o-motivo-da-exclusao.ghtml
Não , aí tô tentando devolver e não sei como!!
Olá Pessoal!
O Ministério da Cidadania acaba de disponibilizar uma opção para a devolução do auxílio emergencial em https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao
1 – Digite seu CPF
2 – Clique no Recaptcha do Google
3 – Clique em emitir GRU