auxílio emergencial
Léo LéoNovo na comunidade
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Se você está dentro da parcela da população que tem direito a receber os benefícios que o governo disponibilizou devido à pandemia do novo Coronavírus, já deve ter ouvido falar do aplicativo Caixa Tem.
Porém, com a grande quantidade de pessoas tentando obter informações sobre o auxílio, o aplicativo têm apresentado erros constantes. Se este for o seu caso, confira a seguir como resolver.
Como funciona o Caixa Tem?
O aplicativo CAIXA Tem (disponível para Android e iOS) foi criado para facilitar o acesso a serviço sociais e a diversas transações bancárias.
No app é possível:
º Acessar informações sobre o Auxílio Emergencial
º Benefícios e programas sociais
º Informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
º É possível fazer compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio app e, também, compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.
º Quem tem conta na CAIXA também pode consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1.200 por dia.
Como solucionar os problemas de acesso no Caixa Tem?
Infelizmente erros no aplicativo Caixa Tem têm sido frequentes e podem ocorrer devido a muitos acessos simultâneos. O app costuma ficar sobrecarregado e exibir mensagens de erro durante período de muita atividade de usuários, o que pode indicar instabilidade no sistema.
Abaixo, listamos as mensagens mais comuns de erro no Caixa Tem, explicando o porquê aparecem e sugerindo soluções que podem auxiliar usuários a resolverem os problemas. Confira, a seguir, os principais avisos do Caixa Tem e como resolvê-los:
Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente
O aplicativo Caixa Tem está bloqueando o acesso de contas por inconsistências de documentação. Se você recebeu esta mensagem não precisa ir pessoalmente à agência e pode resolver pelo próprio aplicativo:
º Para isso, é preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida.
º No menu “Liberar Acesso”, o beneficiário receberá uma mensagem dizendo “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”. Em seguida, um outra diz “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”.
º O link em questão deve redirecionar para uma janela do WhatsApp, em que os documentos pendentes serão pedidos.
º Para resolver este problema basta enviar a documentação pedida.
Importante ressaltar para evitar qualquer tipo de envio de documentação dos clientes, que os documentos só serão pedidos via Whatsapp para acessos pelo aplicativo do Caixa Tem.
Bloqueio completo por suspeita de fraude
Após suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial, a Caixa Econômica Federal começou bloquear centenas de milhares de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício.
Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas e receberam no aplicativo Caixa Tem a mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem procurar a agência para comprovar sua identidade, seguindo o calendário abaixo para evitar aglomerações:
º Aniversário em janeiro/fevereiro/março: até 24/07
º Aniversário em abril/maio: de 27/07 a 31/07
º Aniversário em junho/julho: de 03/08 a 07/08
º Aniversário em agosto/outubro/setembro: de 10/08 a 14/08
º Aniversário em novembro/dezembro: de 17/08 a 21/08
Aviso “aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo”
A mensagem de erro “Aplicativo desativado” aparece quando há uma nova versão do Caixa Tem disponível e o aplicativo atual encontra-se desatualizado.
Nos últimos meses, o Caixa Tem recebeu algumas atualizações, que incluíram novos recursos e um aumento no número permitido de usuários simultâneos no aplicativo. Para ter acesso a novas funções e correções de erros, além de maior estabilidade, sempre mantenha o aplicativo atualizado.
Aviso: “não foi possível cadastrar o dispositivo” no primeiro acesso
A mensagem “Não foi possível cadastrar o dispositivo” pode aparecer no primeiro cadastro no aplicativo, quando o Caixa Tem enfrenta muitos acessos simultâneos na plataforma.
O recomendado neste caso é esperar que o número de acessos simultâneos no aplicativo diminua, já que o servidor começa a apresentar erros quando esse número é superior ao suportado pelo sistema. Escolha utilizar o aplicativo em horários de menor movimentação, que são normalmente entre 20h e 8h.
Mensagem “serviço de pagamento indisponível no momento”
A mensagem de erro “Serviço de pagamento indisponível no momento” aparece logo após a tentativa de efetuar pagamentos de boletos no Caixa Tem. O aviso surge quando a plataforma encontra-se indisponível ou fora do ar. Reconhecer se o problema está no aplicativo e não em conexões de rede particulares é importante, já que a falha precisa ser reportada e corrigida pelo servidor.
Quando o aplicativo apresentar erros e falhas constantes, é importante seguir alguns procedimentos:
º Cheque Conexões de Internet;
º Reinicie o celular e tente acessá-lo novamente.
Se o problema persistir, pesquise em outros canais se a falha é geral e se a mensagem de erro também aparece para outros usuários — o Twitter e serviços como o Google Trends e Downdetector podem ajudar.
Manter o aplicativo atualizado também é importante, já que novos recursos podem ser adicionados e falhas anteriores podem ser corrigidas.
Erro “nenhuma conversa encontrada”
A mensagem de erro “Nenhuma conversa encontrada” também costuma aparecer quando o aplicativo Caixa Tem passa por problemas. A instabilidade no sistema pode ser decorrente mais uma vez de um alto número de acessos simultâneos à plataforma, que não é capaz de sustentar tantos usuários de uma vez; ou, ainda, por problemas provenientes de falhas no desenvolvimento do software.
Se o erro implicar em falhas no software, o ideal é esperar que ele seja corrigido pelo desenvolvedor, e por isso é importante manter o aplicativo sempre atualizado. Aqui a dica é a mesma: evite horários de pico no aplicativo, optando por acessá-lo em horários menos movimentados.
Como acessar o Caixa Tem no Android
Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo Caixa Tem, inclusive quem não tem conta na CAIXA. Confira o passo a passo para quem possui celular com sistema operacional Android:
1. Baixe o app: Para isso, é só acessar a Google Play Store e baixar o app Caixa Tem;
2. Acesse: O acesso é feito com o seu CPF e uma senha numérica de 6 dígitos que você cria na hora;
3. Use os serviços: Depois de acessar, é só clicar no serviço que você quer usar e digitar o que precisa;
4. Identifique o seu celular: Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você deve colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação.
Liberação do FGTS emergencial
A princípio o aplicativo Caixa Tem foi criado para que os brasileiros recebessem o pagamento do Auxílio Emergencial, porém, a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal decidiram usá-lo também para depósitos do FGTS Emergencial.
Para receber mais este benefício os trabalhadores têm que ter saldo positivo em contas ativas e/ou inativas do FGTS.
O valor disponibilizado será de até R$ 1.045,00, mesmo que a pessoa tenha mais de uma conta. Para quem possui um saldo menor, existe a possibilidade de zerar o fundo.
Primeiramente o dinheiro será depositado na Conta Poupança Social Digital, quando será possível utilizar o dinheiro para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code através do aplicativo Caixa Tem.
Como transferir o dinheiro no Caixa Tem?
A transferência do dinheiro do benefício é realizada através do aplicativo Caixa Tem e pode ser realizada por meio de DOC, sem cobrança de taxa, para bancos físicos tradicionais ou digitais.
Os usuários poderão fazer transferências ilimitadas para contas da Caixa, e até três transações mensais para outros bancos, com o limite de R$ 600 por movimentação e de R$ 1 mil por dia.
º Entre no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”, que fica no menu principal;
º Ao clicar será aberto um chat automático para fazer a transação;
º Escolha entre as opções “digitar o número da agência e conta”, “ler um QR Code com as informações bancárias” ou “usar dados já salvos”;
º Escolha o banco desejado entre as opções da lista. Depois, digite o número da agência e envie a mensagem;
º Escreva o número da conta e depois informe o dígito, quando for solicitado no chat;
º Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
º Digite o nome da pessoa e envie na conversa. Depois, digite o valor que será transferido;
º Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
º Depois digite sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. O dinheiro será transferido;
º Clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.
Agora que você já sabe como solucionar os erros mais comuns do aplicativo Caixa Tem, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados.