Bom dia, na semana passada devolvi a primeira parcela do auxílio e agora quando tentei gerar a GRU referente a segunda parcela acabou gerando com a soma das duas parcelas, alguém sabe como devo proceder? Será que se eu aguardar mais alguns dias o sistema vai reconhecer o pagamento da primeira parcela e gerar um novo boleto somente com o valor da segunda?
Tatiana OliveiraNovo na comunidade
Bom dia!
O aplicativo de geração de GRU do Ministério da Cidadania está com problemas já tem alguns dias. Há pessoas que não conseguem gerar a GRU e, quando conseguem gerar, o documento está vindo com os valores acumulados da primeira e segunda parcela.
No momento, não há muito o que se fazer, a não ser aguardar que o Ministério se pronuncie ou faça os ajustes no programa. Eu tenho sugerido às pessoas, que me procuram aqui, para que façam uma reclamação junto à ouvidoria do Ministério, pois quanto mais pessoas se manifestarem, mais rapidamente eles acharam uma solução.
Passo a passo para fazer o registro: (O TEXTO QUE ESCREVI É MERA SUGESTÃO)
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação de vocês ou colocar – caso entenda pela pertinência do mesmo – o texto que já elaborei e inclusive registrei no site:
Senhores! Fiz a devolução da primeira parcela do auxílio por meio de GRU gerada no site do Ministério da Cidadania, uma vez que observei não atender aos critérios exigidos pelo programa. Estou tentando devolver a segunda parcela, no entanto, a GRU emitida está saindo com o valor da primeira e segunda parcelas, havendo a duplicidade do valor da primeira parcela já devolvido. Dessarte, solicito que o Ministério da Cidadania proceda ao acerto do programa de devolução, de forma que a GRU emitida contemple apenas o valor da parcela efetivamente devido. Adindo, solicito que seja inserida orientação na FAQ de como proceder nessa situação por mim reportada, uma vez que há muitas pessoas reportando o mesmo problema. Ao tempo que aguardo as providências por parte do Ministério, manifesto meus agradecimentos pela a tenção.
Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optarem por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que vocês estão fazendo a coisa correta), podem inserir uma cópia da GRU paga para a primeira parcela e também a GRU emitida com a duplicidade de valores.
Observem que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Eu fiz essa manifestação com o seu passo a passo. Recebi confirmação por e-mail mas o prazo de atendimento informado é para o mês que vem e a gru que foi gerada com as duas parcelas (só recebi uma) vence em 16 de junho.
numero 121 não atende. Número 111 pede logo o cpf, diz que não me enquadro e encerra a ligação. Caixa tem poderia me mostrar se a segunda parcela está lá, assim saco e pago a gru no valor das duas, mas tbm nem entra dizendo q não tenho benefícios.
0800 7257474 é um número de ouvidora caixa que encontrei e vou ligar amanhã.
Se você conseguir resolver nesse 0800 conta aqui pra gente pra podermos fazer o mesmo
Emilia. Acredito eu que seja um erro do sistema. Estou na mesma situacao que a sua e caixa tem deu como se tivesse sido cancelado nao tenho mais acesso pra ver se entrou a 2 parcela. Pois agora o site do ministerio gera uma gru de 600 sendo referente a 1 e 2 parcela. Vou na caixa economica segunda feira ver se entrou algum valor referente a segunda parcela. Ja mandei reclamação pro fala.br tambem
Estou na mesma situação, estou a vários dias acessando o site para gerar a GRU, porem, esta saindo com o valor de 1200,00, sendo que só recebi 1 parcela de 600,00. Eu NÃO recebi a 2 parcela, a mensagem que da é que está em avaliação. Número 111 pede o cpf, diz que não me enquadro e encerra a ligação. Como proceder para a devolução desta primeira parcela?
Estou na mesma situação 🙁
E a Gru tem data de validade.
Comigo tbm fiz o procedimento sugerido acima e diz que o ministério tem até o dia 01/07 para responder, mas a parcela com as duas vence dia 11/06, e paguei dia 22/05 a primeira parçela e não deu baixa! O que fazer?
Absurdo! Programa cheio de falhas.