Fizeram o cadastro do auxílio emergencial com meus dados como faço pra saber se foi minha conta pra ser depositado
Luis Orlando Domingues VieiraNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Olá!
O auxílio emergencial foi uma das formas encontradas pelo governo para minimizar os efeitos sócio-econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus.
Apesar de mais 55 milhões de pessoas terem sido beneficiadas até agora, mais de 7 milhões de brasileiros estão sofrendo por conta de fraude no auxílio emergencial. Entre os crimes mais comuns estão os roubos de dados e o uso do CPF de quem não solicitou o benefício.
Por isso, é sempre importante consultar se seu número foi usado indevidamente por alguém para solicitar o auxílio emergencial.
Como saber se seu CPF foi usado para pedir o auxílio emergencial?
Se você suspeita de fraude no auxílio emergencial com o uso dos seus dados, siga os seguintes passos para verificar se seu CPF foi usado indevidamente:
1. No computador ou celular, acesse o site consultaauxilio.dataprev.gov.br;
2. Informe seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
3. Marque a opção “não sou um robô”;
4. Clique em “Enviar”;
5. Na próxima tela, você verá o “Resultado do processamento” e as etapas.
Se aparecer a informação “Requerimento não encontrado”, significa que o seu CPF não foi utilizado para a solicitação do benefício.
Caso alguma das respostas a seguir aparecer significa que seu CPF foi utilizado para solicitar o auxílio emergencial:
º Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial.
º Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial.
º Requerimento não encontrado: O requerimento do cidadão ainda não foi recebido pela Dataprev.
º Requerimento retido: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos.
º Dados inconclusivos: Significa que foram encontrados problemas nos dados do cidadão que impedem a análise para concessão do benefício.
Como denunciar fraude no cadastro do auxílio emergencial
Caso você suspeite de fraude no auxílio emergencial e, após a consulta do seu CPF como orientado acima, perceba que seus dados foram utilizados indevidamente, é possível fazer uma denúncia.
Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União – CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003
Também é possível entrar em contato com o Dataprev, a Caixa ou, se achar necessário, até fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia.
É sempre bom reforçar que a Caixa não manda mensagem via Whatsapp ou Facebook. Por isso, sempre procure informações ou entre em contato via canais oficiais como o site do banco, o aplicativo Caixa Tem ou utilize o telefone 111.
Agora que você já sabe o que fazer em caso de fraude no auxílio emergencial, acesse o site do SEBRAE para mais informações.