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Lorena O.R.
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Coronavírus- Estou tentando realizar a devolução do auxílio emergencial há mais de um mês, o que eu faço?

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Há um mês, mais ou menos, venho tentando realizar a devolução da parcela do auxílio emergencial. Recebi apenas uma, mas toda vez que emito o boleto vem sinalizado que eu preciso fazer a devolução de duas parcelas, porém eu só recebi uma! Eu não fiz a solicitação do auxílio, caiu automaticamente na minha conta por causa do Cadúnico. Fui pesquisar quando cai a segunda parcela, para ver se isso estava programado, e segundo a data do meu aniversário já deveria ter caído. Não sei ao certo como prosseguir, se espero o boleto vir com o valor referente a uma parcela ou se pago esse boleto de duas parcelas mesmo

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2 Respostas

  1. Boa noite!

    Não pague essa GRU e não se preocupe, pois esse documento perde a validade após o vencimento. Aguarde para ver se a segunda parcela irá ser deposita, embora o Ministério tenha soltado uma informação que ao ser solicitada a geração da GRU de devolução, o sistema irá travar as demais parcelas.

    Espere passar o vencimento dessa GRU e gere outra. Caso o problema persista, sugiro fazer uma reclamação na ouvidoria do Mnistério. Veja como proceder:

     

    Passo a passo para fazer o registro:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”