Há um mês, mais ou menos, venho tentando realizar a devolução da parcela do auxílio emergencial. Recebi apenas uma, mas toda vez que emito o boleto vem sinalizado que eu preciso fazer a devolução de duas parcelas, porém eu só recebi uma! Eu não fiz a solicitação do auxílio, caiu automaticamente na minha conta por causa do Cadúnico. Fui pesquisar quando cai a segunda parcela, para ver se isso estava programado, e segundo a data do meu aniversário já deveria ter caído. Não sei ao certo como prosseguir, se espero o boleto vir com o valor referente a uma parcela ou se pago esse boleto de duas parcelas mesmo
Lorena O.R.Novo na comunidade
Boa noite!
Não pague essa GRU e não se preocupe, pois esse documento perde a validade após o vencimento. Aguarde para ver se a segunda parcela irá ser deposita, embora o Ministério tenha soltado uma informação que ao ser solicitada a geração da GRU de devolução, o sistema irá travar as demais parcelas.
Espere passar o vencimento dessa GRU e gere outra. Caso o problema persista, sugiro fazer uma reclamação na ouvidoria do Mnistério. Veja como proceder:
Passo a passo para fazer o registro:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO JA RECLAMEI NA OUVIDORIA 3 VEZES E NADA