No setor de ensino, as escolas particulares (berçário a 9°ano) podem fazer parcerias nesse momento? Podem dar uma dica de parceria?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Olá,
O MEC divulgou diretrizes, ), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia do coronavírus. Destaco as recomendações para dois segmentos específicos:
“Educação infantil – A orientação para creche e pré-escola é que os gestores busquem uma aproximação virtual dos professores com as famílias, de modo a estreitar vínculos e fazer sugestões de atividades às crianças e aos pais e responsáveis. As soluções propostas pelas escolas e redes de ensino devem considerar que as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem brincando prioritariamente.
Ensino fundamental anos iniciais – Sugere-se que as redes de ensino e escolas orientem as famílias com roteiros práticos e estruturados para acompanharem a resolução de atividades pelas crianças. No entanto, as soluções propostas pelas redes não devem pressupor que os “mediadores familiares” substituam a atividade do professor. As atividades não presenciais propostas devem delimitar o papel dos adultos que convivem com os alunos em casa e orientá-los a organizar uma rotina diária.
Ensino fundamental anos finais e ensino médio – A supervisão de um adulto para realização de atividades pode ser feita por meio de orientações e acompanhamentos com o apoio de planejamentos, metas, horários de estudo presencial ou on-line, já que nesta etapa há mais autonomia por parte dos estudantes. Neste caso, a orientação é que as atividades pedagógicas não presenciais tenham mais espaço. Entre as sugestões de atividades, está a distribuição de vídeos educativos.”
Neste momento as principais parcerias a serem estabelecidas são aquelas que garantam o atendimento aos alunos, responsáveis e equipe da escola de acordo com as diversas recomendações para continuidade das atividades.
Organizações e plataformas estabeleceram parcerias que apoiarão escolas para uso de tecnologias como o Google que disponibilizou uma lista de apps úteise sua plataforma para aulas, a ONG Nova Escola e Facebook com vídeos orientativos sobre uso de ferramentas.
No Sebrae, o CER – Centro de Referência em Educação Empreendedora, tem disponibilizado materiais orientativos para as escolas enfrentarem da melhor forma as consequências da pandemia.
Saiba mais: Melhores Tecnologias de interação educacional em tempos de isolamento