Bom dia, como faço para cancelar a solicitação do auxílio emergencial
Adriano AlbuquerqueNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde!
Em complemento à mensagem anterior, fomos informados pela Caixa a existência de dois procedimentos, caso o auxílio tenha sido aprovado:
DEVOLUÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL, RECEBIDO DE FORMA INDEVIDA:
a) RECURSOS NÃO SACADOS DA POUPANÇA SOCIAL
Importante: O auxílio emergencial depositado na conta poupança digital da Caixa precisa ser movimentado no prazo de 90 dias. Caso não haja movimentação, o recurso volta para o Governo Federal.
b) DEVOLUÇÃO DE RECURSOS SACADOS DA POUPANÇA SOCIAL OU DEPOSITADOS DIRETAMENTE NA CONTA INFORMADA NO APLICATIVO
De acordo com as informações da Caixa, há a previsão de que a partir do dia 11/05, na página do Ministério da Cidadania, estejam disponíveis formulários que deverão ser utilizados para identificação do beneficiário (pessoa que vai devolver o recurso recebido indevidamente), bem como para a emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
A GRU é um documento, instituído pelo Ministério da Fazenda, para pagamentos a Órgãos Públicos Federais.
O site do Ministério é o seguinte:
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/assuntos/auxilio-emergencial/auxilio-emergencial)
Observações:
Bom dia, Adriano!
Após envio do pedido de auxílio, não é possível editar ou cancelar. É preciso aguardar o término da análise, cujo prazo estimado é de 5 dias úteis. Após análise, você poderá contestar (pedir revisão) ou fazer nova solicitação, a depender da resposta. Se for indeferido por “dados inconclusivos”, você fazer nova solicitação e dessa vez atentar para inserir seus dados corretamente antes de enviar o pedido. Se for indeferido por “benefício não aprovado”, você poderá contestar a resultado, apresentando os seus argumentos, ou, ainda, fazer nova solicitação.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Estefânia Mendes
Muitos de nós nos enquadrados no auxilio emergencial. Mas a vontade de ajudar o próximo mais necessitados. Nos fazem pensam em devolver o recurso para ajudar uma mãe pagar suas contas ou que tem muitos filhos pequenos. Que está pandemia acabe logo e todos voltamos a trabalhar com segurança. Deus salve nosso planeta.
Todos temos dividas com está falta de locomoção por conta dos próprios decretos de governos estaduais e municipais da pandemia. Mas a questão se podemos ajudar uma mae de famikia com inumeras crianças faz todo sentido devolução do valor. O aplicativo Emrrgencial é CONFUSO nas explicações de quem pode solicitar o auxílio. E aplicativo muito mais FALHO de conceder recurso. Pois todos fazem suas consulta e se for aprovado é porque o CPF se enquadra no auxilio. Pois todos estão numa guerra contra vírus mortal, sem poder sair de casa como antigamente para trabalhar. O aplicativo Auxilio Emergencial foi desenvolvido para quem solicitar aprovar ou não, se aprovasse estaria nos parâmetros, pois tem inteligência artificial confiável envolvida. Todos que se viram nos requisitos do auxilio tentaram, se aprovou e reprovou o culpado é aplicativo. A questao é quando vemos mães com filhos pequenos a sensibilidade humana faz mais forte, e pensemos que são vidas pequenas que não tem ninguém por elas. Então Faria total sentido abrir mão do recurso.