Antes da pandemia, estava negociando a compra de um restaurante em um campus universitário. O preço estava acertado e as condições do negócio também. Mas então veio a quarentena e a incerteza sobre fechar ou não. Como avaliar a perda de valor do negócio? É hora de recuar? Renegociar o preço? Desistir do negócio? Tenho receio de que ocorra um esvaziamento do campus e que os clientes desapareçam.
Bom dia!
O ramo de alimentação sempre terá demanda. O que você precisa ter em mente é um plano de negócios bem estruturado, pois você tem de saber que nesse segmento não há demanda reprimida, ou seja, uma restaurante fechado – em razão do COVID19 – em um espaço de tempo significativo, poderá alcançar no máximo o nível de faturamento pré-crise. Por essa razão, devem ser revistos os processos administrativos e de produção, de forma a maximizar a utilização dos recursos, minimizando desperdícios.
Para acessar as orientações sobre plano de negócios que o Sebrae elaborou, peço-lhe a gentileza de acessar ao link abaixo:
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
Importante que você mapeie bem o público-alvo do restaurante em questão e também trabalhe com a opção de drive thru, pois muitos clientes vão preferir comprar a comida e levar para casa. Consulte ainda como trabalhar em parceria com aplicativos de entrega.
Vou disponibilizar um link com as orientações da Abrasel para a retomada das atividades do setor:
https://drive.google.com/file/d/1J1briBBZyRQP5DgpnIuZIRTck9RoPg9H/view
Nas crises sempre surgirão oportunidades para aqueles empreendedores que possuem ideias e arrojo para investimento. Caso queira investir, negocie as condições de compra, aproveitando o momento de parada nas atividades, de forma que você obtenha descontos favoráveis.
Desejo-lhe sucesso na empreitada!