Como vender pela internet?
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Olá Espedita
Existem diversas opções de modelos de negócio e sites para você começar a vender pela Internet. Tudo depende do porte do seu negócio e quantidade de produtos.
Publiquei um guia completo sobre isso aqui mesmo no Sebrae, que você pode conferir no artigo Como Vender Pela Internet
Um grande abraço e sucesso!
Se você já tem um produto para vender você pode usar alguns sites como o Mercado Livre, Nuvem Shop, lá você se cadastra facilmente e começa a cadastrar seus produtos. O Mercado Livre pode ser mais interessante dependendo da situação.
Espero ter ajudado!
Boa tarde. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1. Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2. Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3. Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4. Possua obsessão pela logística
Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
5. Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.
6. Monte uma equipe preparada e bem treinada
Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
7. Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.
8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
9. Tenha um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.
10. Invista na gestão do negócio
O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
Vender na internet: conheça 10 dicas de sucesso.
Conheça todas as etapas da venda virtual.
Venda pela Internet.
Curso gratuito Como Vender pela Internet.
Olá Espedita
Vender pela Internet é bem mais fácil do que você imagina. Basicamente você terá três opções:
Vendas através de uma loja virtual
Neste caso, você deverá criar uma loja virtual, no modelo clássico. Para isso, existem duas opções. A primeira delas é a de alugar um sistema de loja virtual. O valor vai depender dos recursos que a loja oferece. Para saber mais, sugiro que leia o artigo neste link https://www.cursodeecommerce.com.br/lojas-virtuais-alugadas/
Outra opção é você desenvolver a sua própria loja virtual, o que é um pouco mais complicado mas que vale a pena pois você terá um custo operacional menor, já que não pagará aluguel pelo uso do sistema. Isso pode ser feito usando o WordPress. Veja como neste link https://www.cursodeecommerce.com.br/como-montar-loja-virtual-wordpress/
Vendas através de um site
Hoje em dia é possível criar um site de vendas, fora do modelo clássico de loja virtual. Recorremos a este formato, quando temos poucos produtos, ou então estes produtos são feitos sob encomenda. Para saber mais sobre esta opção, sugiro que leia o artigo deste link https://www.guiadeecommerce.com.br/como-criar-um-site-de-vendas/
Vendas através das redes sociais
Outra boa opção é efetuar as vendas através das redes sociais, como o Facebook e Instagram, por exemplo. As vendas podem ser realizadas através das próprias ferramentas oferecidas pelas plataformas. O importante é trabalhar bem o seu marketing nesta área. Veja mais no artigo https://www.academiadomarketing.com.br/marketing-nas-redes-sociais/
Capacitação
Seja qual for o modelo que você vier a adotar, o ideal é buscar, antes de tudo, por capacitação nesta área, pois não é tão fácil como parece. Um bom caminho para isso é fazer o curso Como Montar Uma Loja Virtual, oferecido pela equipe do Curso de E-commerce. Veja detalhes no link https://www.cursodeecommerce.com.br/curso-de-ecommerce-online/
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato!
Um grande abraço e sucesso!
Desculpe,
O que deseja vender pela internet e para quem?