Olá,
Gostaria de saber se um MEI de categoria COMERCIANTE DE BEBIDAS INDEPENDENTE poderia atuar vendendo bebidas online por meio de site e aplicativos para consumidores finais e, caso possível, se existe a necessidade de possuir uma loja física ou se poderia atuar de minha residência.
Grato
Comerciante de Bebidas, para a categoria do MEI, é o responsável em vender bebidas no varejo, ou seja, para o consumidor final, não podendo atuar como distribuidora para comercialização com atacadistas. Portanto se a venda for a varejo, sem pode vender bebidas on line.
A formalização ocorre através da atividade de: COMERCIANTE DE BEBIDAS.
Se for abrir a loja física verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no
É primordial avaliar criteriosamente a escolha do local. Deve priorizar os pontos de grande fluxo de pessoas e também a proximidade com estádios de futebol, paradas de ônibus, estações de metrô, ruas movimentadas, entre outros. Isto faz toda a diferença.
Em relação ao espaço e infraestrutura interna, independente da forma da venda os trabalhos podem ser realizados em pequenas áreas, mas muito bem organizadas, com espaço exclusivo para a guarda do estoque. Priorize a cor clara para paredes e teto, além de colocar piso frio. Estes cuidados facilitam a limpeza e higiene das instalações.
Não será um desafio a aquisição das bebidas, pois são encontradas em atacadistas, supermercados e representantes especializados. Pesquise os preços para uma melhor compra. Procure estabelecer parcerias com os fornecedores, que muitas vezes vão apoiar as vendas com campanhas promocionais, peças de marketing, entre outras vantagens.
O bom atendimento vai fortalecer a tradicional e eficiente publicidade boca a boca, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade das bebidas, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo. Investir em anúncios nos jornais e rádios regionais é uma boa. Tenha o hábito de distribuir cartões de visita, o cliente vai saber como achar você e ainda pode recomendar para outras pessoas.
Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar as vendas, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também imagens dos produtos e depoimentos dos clientes. É fundamental solicitar a eles a autorização prévia para publicação do conteúdo.
Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes, as preferências de bebidas e frequência de compras. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.
Preste atenção, você pode lucrar também com os serviços de delivery. Muitas vezes o cliente não tem como buscar as bebidas. Pode ser um bom diferencial competitivo.