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Leide Oliveira
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Como ser referência no ramos de calçados?

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Ola, boa noite! Estou com uma loja para dar continuidade da família no ramo varejista:calçados, roupas e etc… Meu objetivo é ser referencia no bairro que está localizada que por sinal é bem movimentado. Quais passos me farão chegar lá? Não temos funcionários e está fechada a 30 dias por conta da pandemia. O que devo fazer para elevar as vendas depois dessa fase?

Grata.

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1 Resposta

  1. Boa tarde!

    Eu sugiro que você acesse ao site http://www.abicalcados.com.br/noticia/abicalcados-promove-analise-de-cenarios e se inscreva no link para participar da reunião que discutirá os cenários para o segmento de calçados  no Brasil. Certamente, você poderá coletar informações relevantes para definir sua estratégia de atuação.

    Quanto a ser referência no seu bairro, vamos ver algums dicas importantes:

    Fique de olho nas oportunidades

    As empresas que se destacam o fazem porque conseguem suprir a demanda para certa necessidade. Nesse sentido é essencial estudar o mercado, a área onde seu empreendimento funcionará, qual o tipo de cliente você está buscando, dentre outros pontos. Você quer abrir um escritório de contabilidade na sua cidade? Dessa forma, verifique antecipadamente quantas empresas do mesmo tipo há em sua área, se esse serviço é realmente requisitado e se, atualmente, é lucrativo.
    Conhecer as oportunidades é justamente isso: trabalhar onde e com quem precisa de você! Sabendo disso você ganha destaque por empreender em um espaço que precisava do seu serviço!

    Saiba vender seu peixe

    Destacar o seu negócio também inclui dar a ele uma imagem positiva. Mas isso não significa que você precise apenas falar bem de si mesmo! O segredo está na apresentação do seu serviço. Ao tentar prospectar um novo cliente, fale de seus pontos fortes, do valor do que você oferece, porque é eficiente, dê exemplos de clientes que apreciam seu serviço e como ele é útil. Além disso, não tenha medo de dar referências do que você faz oferecendo, inclusive, que o novo cliente contate um freguês.
    Também é importante ser profissional em todos os sentidos: fazer contatos formais com clientes e fornecedores, estar sempre apresentável, saber se comunicar com clareza, administrar o seu negócio com sabedoria e pesquisar as melhores formas de atender os consumidores são excelentes maneiras de demonstrar comprometimento.

    Procure melhorar seu produto ou serviço

    Ler tudo sobre a sua área, as tendências, as dicas para melhorar, conhecer a concorrência, ouvir as críticas e sugestões dos seus clientes são apenas algumas das coisas que você pode usar a seu favor! Através de todo esse conhecimento você será capaz de melhorar o que você faz, conseguindo então ser uma referência no mercado.
    Nota-se que é fundamental ao empreendedor ser flexível para se adaptar ao mercado. Por mais que seu trabalho e atendimento  lhe pareça excelente, ele pode não ser útil ou acessível aos clientes. E mesmo que seus serviços ou produtos sejam bons, lembre-se que não há nada que não possa ser melhorado!

    Use o Marketing

    Marketing hoje em dia pode ser feito sim pela internet, mas você não pode esquecer do mundo físico! Além de um site para seu serviço, um perfil em uma rede para profissionais ou até mesmo na rede social, isso deve ser complementado com boas estratégias. Nesse sentido, vale fazer parcerias com empresas próximas a sua que têm um público parecido, patrocinar (mesmo que de uma forma pequena) algum evento, atender com maestria e incentivar que seus clientes o recomendem em troca de descontos.

    Utilize as redes sociais para mostra sua empresa

    Veja algumas dicas que foram sugeridas pelo Sebrae para que você possa utilizar as redes sociais em benefício do seu negócio:

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Atualize o seu plano de negócios

    Acesse ao link abaixo e entenda como proceder a elaboração ou atualização do seu plano de negócios;

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

     

    Por fim, vou sugerir que você veja o vídeo, cujo link envio abaixo. Conta a história do Sr. Valdir, pipoqueiro de Curtiba e que virou uma referência nacional em inovação e fidelização de clientes:

    https://www.youtube.com/watch?v=2frORWbIUKE

    Desejo-lhe boa sorte!