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Rosemary Rezende
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Como regularizar um negócio sobre rodas?

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Ola,
Hoje já participo de feiras de rua no Rio vendendo terrários, kokedamas, mini-jardins, banhos e aromatizantes de ervas e outros produtos.
No instagram e facebook já tenho a marca Verde Magia.
Estou em vias de me aposentar e gostaria de ter um veículo para venda desses produtos, podendo participar de eventos no Rio e fora dele.
Gostaria de orientações quanto a viabilidade desse negócio, regularização do veículo, desenvolvimento de produtos etc.

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2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Rosemary. Atualmente os produtos manufaturados e com características impessoais dominam o mercado, assim, os artigos artesanais possuem espaço cada vez mais cativo junto aos consumidores que buscam objetos que lhes ofereçam um diferencial ou uma exclusividade. Os materiais utilizados no artesanato são os mais variados e diversificados. Basicamente, o artesão pode desenvolver os seus produtos a partir de qualquer tipo de material.

    Os formatos móveis também chamam a atenção dos clientes. Em geral, os empreendedores investem no apelo visual reformando a estrutura para ser um espaço que atraia os olhares dos consumidores. Eles também compram móveis, objetos e outros apetrechos para compor o cenário.

    1- Bicicletas

    Vender produtos em bicicleta não é exatamente um negócio inovador, mas nos últimos anos a opção ganhou mais adeptos por ser uma alternativa de transporte sustentável e barata. Há desde o serviço de guia turístico até food bikes, que vendem doces e salgados. Além da bicicleta, o empreendedor vai precisar adaptar o veículo para carregar objetos ou alimentos que deseja vender. Já existem empresas que vendem bicicletas adaptadas.  O preço começa em R$ 3 mil e pode ultrapassar os R$ 20 mil, dependendo da complexidade. Nesses valores está incluso somente o equipamento, há ainda os gastos com os produtos em si e demais acessórios.

    2- Contêineres

    Os contêineres são estruturas de 20 ou 40 pés usadas para transporte marítimo que, depois de certo tempo de uso, são vendidas para construtoras que transformam o material em sedes de empresas ou casas. É possível fazer todo tipo de acabamento no contêiner e encaixá-lo em outras estruturas para ter uma loja mais ampla. Há desde lojas de roupas, hotéis até restaurantes. Na Delta Containers, o preço do metro quadrado do projeto completo sai entre R$1.400 e R$ 1.800. Em geral, construir em contêiner fica 30% mais barato do que em alvenaria.

    3- Kombis

    Empreendedores apostam no charme da kombi para levar pequenos negócios que vão desde lojas de roupas até choperias. Entre as vantagens do modelo estão o fato de ele ser acessível financeiramente, de fácil manutenção e com bom espaço interno. Os empresários ganham dinheiro participando de eventos em pátios fechados, como festas, casamentos e confraternizações de empresas. Para abrir um negócio em Kombi, é preciso comprar o veículo e adaptá-lo. A Kombi n’ Coffee, uma cafeteria sobre rodas, saiu por R$ 30 mil, incluindo a reforma, enquanto o Mr. Hoppy Beer, por R$ 15 mil.

    A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.

    1. Saiba que negócio abrir

    Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, confira os menus Ideias de Negócios e Tipos e Ramos. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

    2. Veja se você tem perfil

    Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando, você aprenderá a fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.

    3. Reúna informações sobre o negócio

    Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:

    – Mercado

    – Finanças

    – Marketing

    – Localização do empreendimento

    Para isso, saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.

    4. Organize-se

    A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. Ao conheçer o mercado você consiguirá construir o plano de negócios e definir estratégias para posicionar corretamente a sua empreitada.

    5. Como obter crédito

    Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Você terá auxílio com os seguintes tópicos:

    – Fornecedores e os prazos de pagamento.

    – Financiamentos e análise das necessidades.

    – Renegocie o pagamento de empréstimos.

    – Qual o melhor financiamento para o seu negócio.

    – Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito.

    6. Coloque a mão na massa

    A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento.

    6 passos para abrir seu novo negócio.

    Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/empreender-pme/saiba-quanto-custa-para-abrir-seu-negocio-sobre-rodas-b7vnt4cum4cnaf868dpixjm2s/

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

     

    A instalação de uma atividade com característica e desenvolvimento em espaço móvel ou veículo depende do local a ser instalado, se for em locais de propriedade particular, como exemplo estacionamento de shopping/galeria, a autorização deverá ser do proprietário do espaço. Em caso de locais em praças/vias públicas, sim, será necessário solicitação de licença para instalação e funcionamento temporário. Essa licença depende da legislação da Prefeitura do Município o qual vai instalar o veículo. Quanto as exigências, ver com a prefeitura do seu Município, como também secretária de trânsito.