Como perder a vergonha de falar em público ?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde.
1. Prepare um roteiro previamente
Prepare com antecedência o roteiro da sua fala. Isso ajuda a reduzir a insegurança, eliminando um foco determinante de ansiedade. Organize o conteúdo definindo os tópicos de abertura, desenvolvimento e conclusão para não se perder na hora H.
2. Faça treinos de articulação
Isso pode ser feito com exercícios de trava-língua, que favorecem uma articulação eficaz mesmo diante de limitações como a conhecida língua presa. Eles tornarão sua fala mais limpa e clara, com expressão firme das palavras.
3. Treine: escute a sua voz
O ideal é buscar uma voz sem falhas e engasgos, que imponha autoridade sem causar medo e mereça a admiração dos ouvintes. A reação positiva do público diante desses cuidados ajudará você a relaxar e seguir adiante.
4. Observe sua postura
A postura de uma pessoa durante uma apresentação diz muito sobre ela e pode ser determinante para conquistar a adesão do público. Costas curvadas passam uma impressão de descuido, enquanto a postura ereta indica uma pessoa segura, que sabe o que quer na vida. E não é só o público que vai pensar assim: sua autoconfiança também estará diretamente relacionada à postura assumida.
5. Relaxe e respire
Antes da apresentação, procure se isolar por alguns minutos e fazer uma prática bem simples: RESPIRAR. Enquanto a respiração curta e rápida alimenta a ansiedade, uma respiração lenta e profunda gera alterações absolutamente significativas no corpo humano. Assim, organize-se para ter esse tempo e evite correrias antes de falar. Alongue-se e prepare o corpo para enfrentar o público com uma postura firme e relaxada.
Fonte: https://www.blogsenacsp.com.br/medo-de-falar-em-publico/