No final de 2019 saí de meu emprego com a ideia de montar um negócio voltado para terapias holísticas e venda de elementos de harmonização, em 2020. Comecei a estudar um modelo de negócio no início do ano e acabei interrompendo os planos com a chegada da pandemia. Gostaria de saber se, mesmo com a incerteza do cenário atual, devo seguir adiante com os planos, afinal sigo desempregado e consumindo a reserva que seria usada para a criação da empresa.
Boa tarde, André!
Não existe hora ruim para começar um negócio se houver o preparo adequado, mas, evidentemente, atuar em momentos de retração econômica exige ainda mais atenção e cautela.
Se você se planejar e tiver as informações necessárias para começar um negócio, a resposta é sim, a época de crise pode ser um bom momento para abrir sua empresa.
Para o especialista do Sebrae de São Paulo, Adriano Campos, é importante levar em consideração que, neste período, algumas empresas conquistam mais força e influência, já que vários de seus concorrentes podem ter encerrado suas operações.
Por outro lado, a crise molda o comportamento de consumo de muitos, seja por insegurança em relação ao emprego ou mesmo falta de renda. Muitos brasileiros estão mudando prioridades e se tornando ainda mais criteriosos e seletivos antes de efetuar uma compra.
As perguntas mais adequadas talvez sejam para você mesmo:
“Você está preparado para começar o seu negócio em meio a uma crise?”;
“De onde virá o capital para investimento?”;
“Você já tem as informações suficientes para o negócio?
Esperar demais para colocar em prática uma boa ideia pode dar espaço para a concorrência se apropriar dela e sair na sua frente. Portanto, se ainda falta aquele conhecimento profissional para dar o empurrãozinho final, conte com o Sebrae de São Paulo para isso.
Fonte: Portal Sebrae
Confira também Como abrir uma empresa
Para mais informações e conteúdos acesse o site Portal Sebrae