Como montar um curso online?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Suellen. De acordo com dados do Ministério da Educação, o ensino a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil, na contramão de outros segmentos que foram afetados pela crise econômica. Nesse cenário, criar um curso online pode ser um negócio promissor e lucrativo, desde que o produtor tenha um bom conteúdo em mãos e uma estratégia de vendas eficiente.
1- “O que eu tenho para ensinar?”
Essa é uma pergunta-chave para quem quer saber como montar um curso online. Para ensinar alguma coisa não é preciso contar apenas com saberes científicos ou formação acadêmica, também é possível ensinar através de alguma experiência muito bacana que você teve. Depois de definir qual o conteúdo do seu curso, você também deve se perguntar qual o nível que você pode oferecer: iniciante, intermediário ou avançado?
2- Concorrência
Não importa quão inovador seja o seu curso online, alguém já pensou em algo parecido em algum momento anterior. Por isso, não deixe de acompanhar a concorrência para saber o que está dando certo e o que não está. Assim como qualquer outro ramo de atividade, o seu empreendimento pode morrer na praia por causa de uma concorrência superior. Uma ótima forma de perceber isso é através de sites que vendem cursos online ou sites específicos de cursos com uma certa temática. Por exemplo: Universidade Rock Content e Fundação Getúlio Vargas.
3- Público
Para pensar qual linguagem utilizar e como preparar os conteúdos é preciso ter o seu público em mente! E para isso é preciso levar em conta características básicas desse público, como: idade, profissão e nível de escolaridade. Por exemplo: se você for falar para quem já tem um conhecimento técnico elevado, não vai precisar explicar conceitos básicos.
4- Preparar o conteúdo
É fundamental entender que você está produzindo conteúdo para ser lido online e que deva ser de fácil entendimento para quem está estudando, por isso garanta que ele seja didático, autoexplicativo e diversificado. Lista com os melhores formatos de conteúdo para cursos online:
– Videoaula;
– e-Book;
– Screencast.
Selecionar uma Plataforma EAD:
Uma Plataforma EAD tem a missão de levar ensino-aprendizagem para outras pessoas por meio da Internet, na modalidade a distância. Como te contamos anteriormente, vender cursos online é uma tendência que está crescendo cada vez mais, por isso o mercado de Plataformas EAD também cresceu. Lista de funcionalidades indispensáveis a uma plataforma EAD:
– Controle financeiro;
– Personalização;
– Não precisa de programação;
– Suporte para vários formatos de conteúdo.
O Sebrae possui mais de 100 cursos gratuitos online para você aprender quando e onde quiser. Acesse em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline
Fonte: https://www.twygoead.com/site/blog/como-montar-um-curso-online/
Olá Suellen
Essa é uma área bastante interessante, porque as pessoas estão em busca de capacitação para enfrentar os tempos difíceis que estamos passando.
Sugiro a você dar uma olhada no link abaixo onde é mostrado o passo a passo para quem deseka ganhar dinheiro com cursos online.
https://www.meuproprionegocio.net.br/como-ganhar-dinheiro-com-cursos-online/
Um grande abraço e sucesso!
Gostaria de indicar o site de classificados grátis ” Anunciar Grátis na Internet ” você pode anunciar totalmente grátis seu carro usado, imóvel, bicicleta, vídeo game, smartphone, locadora de carros, agência de publicidade, agência de turismo,serviços e muito mais.