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Sebrae

Como marketing e vendas se complementam?

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1 Resposta

  1. Alinhar o marketing com vendas pode parecer um grande desafio para os empreendedores  — mesmo que sejam em pequenas empresas e com equipes menores —, mas o fato é que quanto mais estas áreas atuam integradas, melhores são os resultados. Enquanto a primeira é responsável por coletar informações, analisá-las e traçar as melhores estratégias, a segunda entra em campo para executá-las e trazer um retorno de como o seu cliente percebe a sua marca no mercado.

    Para que este trabalho flua de forma conjunta e complementar, é importante verificar a necessidade de efetuar algumas mudanças, afinal, ambas as áreas podem colaborar muito uma com a outra para agregar valor e fazer a sua empresa crescer. Confira:

    • Atividades entre os setores: envolva ambas as equipes no planejamento de produtos e metas de vendas, assim, é possível compartilhar o conhecimento que cada área tem do consumidor e, consequentemente, alcançar os objetivos mais rápido.
    • Processos: promova reuniões em conjunto e utilize e atualize bases de dados compartilhadas para estabelecer métricas em comum.
    • Estrutura da organização: prepare um ambiente no qual estas duas áreas possam trabalhar juntas. Deste modo, elas ficam mais próximas e podem trocar informações a qualquer momento, otimizando o tempo e os resultados.

    Estas atitudes podem fazer a diferença para a sua empresa. Lembre-se: marketing gera demanda para que vendas gere negócios: uma boa gestão facilita o trabalho de ambas as áreas, diminui os custos e garante mais receita.