Boa noite!
Trabalho no SUS, e eu e uma das gerentes, para quem trabalho, estamos tendo um problema sério na gestão de conflitos com os funcionários, em função do medo que os mesmos estão em relação a situação atual (coronavírus). Eles estão na linha de frente dos atendimentos, e é compreensível o medo e insegurança que sentem no momento (além claro do estresse e cansaço do dia-a-dia) e gostaria de saber por qual linha de pensamento da gestão de pessoas podemos seguir para conseguir de alguma forma amenizar isso nas nossas equipes, pensando na delicadeza do momento que estamos vivendo! Agradeço desde já =)
Ione SegattoNovo na comunidade
Boa tarde Ione. O mais importante é seguir todas as orientações e recomendações que estão sendo divulgados pelo governo, OMS, etc. Existem também recomendações específicas para cada estado que devem ser seguidas a risca. A prevenção é melhor do que o enfrentamento da situação. Para cada tipo de negócio é necessário avaliar o risco envolvido e a necessidade de contato. Em todas as situações: colocação de equipamentos com álcool em gel em serviços públicos e privados. Toalhas de papel também devem estar disponíveis, aumento na frequência de limpeza de locais onde muita gente coloca as mãos corriqueiramente como maçanetas e corrimãos. Todas as medidas de higiene precisam ser redobradas.
1- Estabeleça metas
Quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para continuar. Assim, para que uma equipe sinta-se motivada, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas. Essas metas podem ser individuais ou coletivas. Além disso, é necessários que elas sejam específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis. Metas praticamente impossíveis de serem alcançadas só farão com que as equipes se sintam desestimuladas.
2- Dê feedbacks sempre que possível
O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe em tempos de crise. Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente, mostrando que as funções que ele desempenha são importantes para a organização.
Lembre-se de que o feedback tem como objetivo estimular os colaboradores a desenvolver suas atividades cada vez melhor. Por isso, escolha bem as palavras que você for utilizar para não desmotivá-los.
3- Comunique-se com sua equipe
Para motivar a equipe em tempos de crise, é preciso saber as causas de sua desmotivação. E a melhor forma para isso é melhorar a comunicação interna no ambiente de trabalho. Dessa forma, converse com o seu time, procure saber sobre suas preocupações, esteja aberto para ouvir novas ideias, seja transparente. Se a empresa está passando por uma crise, abra o jogo com os seus funcionários.
Explique para eles a atual situação em que a empresa se encontra e convoque-os a pensarem juntos em maneiras de superar essa fase ruim. Ao fazer isso, a gestão conquista a confiança dos seus colaboradores. E confiar na gestão é um fator motivacional muito importante.
4- Promova o Job Rotation
O Job Rotation funciona como um esquema de rodízio, no qual os funcionários trocam suas funções de tempos em tempos. O objetivo é fazer com que todos conheçam melhor o trabalho dos colegas, adquirindo novas habilidades. Com o Job Rotation, os colaboradores saem um pouco daquela rotina repetitiva e previsível, interagem melhor entre si e descobrem-se novos talentos.
5- Invista em treinamentos
Em tempos de crise, é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos. Assim, elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos. Os treinamentos (cursos, workshops, palestras, etc) precisam ser vistos como um investimento e não como um gasto.
A empresa que oferece aos seus colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos acredita no potencial de suas equipes, que se sentirão motivadas a converter esse conhecimento adquirido em resultados.
6- Valorize seus colaboradores
Todo ser humano gosta de sentir valorizado. Para que o colaborador mantenha-se engajado e motivado, é preciso recompensá-lo por seu esforço na entrega de resultados. Se a empresa passa por um momento de crise, talvez seja difícil oferecer um aumento de salário. Porém, é possível adotar uma política de premiação e bonificação para cada meta alcançada ou até mesmo uma confraternização para comemorar os resultados obtidos Demonstre gratidão aos colaboradores. Explicite que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um.
7- Seja otimista
Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para toda a equipe. Mostre para os colaboradores que esta é apenas uma fase ruim e que no final vai dar tudo certo. Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, vai estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência. Fonte: https://www.siteware.com.br/gestao-de-equipe/motivar-a-equipe-em-tempos-de-crise/