Como fidelizar meus clientes virtuais?
maria cleidiane dos santos nascimentoNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Maria. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.
A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.
Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1- Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2- Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3- Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes
Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.
5- Faça promoções pelas redes sociais
Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.
Como atrair a lealdade de seus clientes.
Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.
Curso gratuito Como Vender pela Internet.
Estamos falando da experiência de compra do seu consumidor e das expectativas que criamos.
A verdade é que mais de um e menos do outro não dá resultado/ o correto é seguir uma rotina de equilíbrio entre as duas matérias sem pressionar alguns recursos.
Não prometa nada além de suas possibilidade e entregue tudo o que foi prometido ao consumidor.
Faça um belíssimo pós venda e lembre-se da data de aniversário do seu cliente (disso eu tenho certeza que gostam).
Boa sorte e tudo de bom.
Sucesso =)