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Camila Neu
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Como fazer uma pesquisa de mercado para abrir um Petshop?

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Boa noite a todos.

Empreendedores me ajudem com algumas dúvidas.
Penso em abrir um PetShop ou um Mercado de Bairro com Padaria. Porém tenho algumas dúvidas de mercado, como saber a melhor localidade de abrir o negócio?
Qual a margem de cada tipo de mercado?
Podem me falar um pouco mais sobre esse tipo de mercado.

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2 Respostas

  1. Bom dia!

    Em atenção a seu questionamento, gostaria de tecer algumas considerações:

    • As ideias de negócios que você deseja implementar demandam expertises distintas e o empreendedor tem de estar preparado para entender do assunto, objeto do seu negócio. As chances de dar errado já são bem grandes quando não se tem um foco definido, de forma que possa se preparar para buscar o espaço no mercado.
    • Procure conhecer os detalhes de cada negócio, pois há aspectos relacionados à legislação, tamanho do investimento, qualificação profissional, concorrentes – entre outras coisas – fazendo que um negócio demande mais energia, por parte do empreendedor, que o outro. Exemplo simples no caso em questão: a padaria (regra geral) funciona sete dias na semana com uma jornada bem extensa. Já o petshop pode ter uma jornada mais reduzida, inclusive fechando nos feriados. Então, para qual jornada você está efetivamente preprado?

    2 – Vou inserir abaixo três links que remetem à descrição detalhada das ideias de negócios que você mencionou. Leia atentamente as informações, faça uma comparação e veja qual atende mais aos seus anseios:

    a) Petshop:

    b) Padaria:

    C) Minimercado:

    3 – Independente da ideia que escolher, recomendo que faça um plano de negócios, pois esse documento é essencial para a definição das estratégias e modelo de negócio – entre outros aspectos relevantes – que você deverá implementar. Veja como elaborar seu plano de negócios:

    4 – Importante buscar cursos especialistas no tema escolhido, mas também é de suma importância que você estude matérias relacionadas à gestão, formação de preços, fidelização dos clientes, utilização de redes sociais para divulgação do negócio, etc. Vou disponibilizar um link com mais de 10 cursos online gratuitos que o Sebrae oferece, razão pela qual sugiro que considere analisar o portfólio apresentado e escolher as opções que sejam de seu interesse:

    5 – Veja também os tipos de empresas existentes e decida qual aquela que mais atende as necessidades de sua futura empresa, lembrando que a ajuda de um profissional de contabilidade poderá ser de grande valia nesta questão:

    Desejo-lhe boa sorte!

     

  2. Para realizar uma pesquisa de mercado ao planejar abrir um Petshop, é essencial seguir alguns passos importantes:

    1. Identificar seu Público-Alvo: Determine quem serão seus clientes. Você está focando em donos de todos os tipos de animais de estimação ou apenas em cães e gatos? Há uma preferência por raças específicas em sua área? As informações demográficas também são importantes.
    2. Analisar a Concorrência: Visite petshops locais e franquias maiores. Que serviços eles oferecem? Como são os preços deles? Existe alguma coisa que eles não oferecem que você poderia, como um curso de banho e tosa, por exemplo?
    3. Entender as Tendências do Mercado: Esteja a par das tendências atuais do mercado de petshops. O que os proprietários de animais de estimação estão procurando em um petshop atualmente? Existe uma demanda crescente por serviços como o curso de banho e tosa?
    4. Realizar Pesquisas Primárias: Realize pesquisas próprias, como entrevistas e pesquisas. Pergunte aos donos de animais de estimação locais sobre seus hábitos de compra, preferências e necessidades. Por exemplo, eles estariam interessados em um curso de banho e tosa?
    5. Determinar a Viabilidade Financeira: Depois de entender os custos de operação de um petshop e a potencial receita (incluindo serviços especiais, como o curso de banho e tosa), você pode avaliar a viabilidade financeira do negócio.
    6. Analisar o Local: O local desempenha um papel fundamental em qualquer negócio. Observe a acessibilidade, visibilidade, tráfego e estacionamento da região onde planeja abrir o petshop.
    7. Identificar Parceiros Potenciais: Pense em parcerias que você poderia formar com outros negócios locais, como clínicas veterinárias e lojas de ração.

    Lembrando que, além da venda de produtos e serviços básicos, é importante pensar em como seu petshop pode oferecer algo único para se destacar da concorrência, como cursos de banho e tosa. Este tipo de serviço não apenas gera uma receita adicional, mas também estabelece seu negócio como um recurso educacional na comunidade, o que pode ajudar a aumentar a fidelidade do cliente.