Sebrae Respostas Latest Perguntas

PEDRO HENRIQUE BARBOSA DE SOUZA
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Como fazer pesquisa de mercado?

  • 0
  • 0

Tenho intenções em abrir uma empresa em Consultorias e Treinamentos de SMS. Preciso realizar uma pesquisa de mercado mais consistente, apesar de ter uma convivência no ramo. Alguém tem uma ideia de como elaborar esta pesquisa?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Olá tudo bem Pedro, parabéns pela iniciativa. Caso queira obter resultados satisfatório do mercado em que vai entrar e lucrar com tudo isso, você precisa fazer as seguintes análises:

    Análise da concorrência; Análise de Preço do seu serviço; Análise dos custos dos seus serviços; e Análise de tendência do seu negócio. Sobre como elaborar esta pesquisa, entre em contato comigo, que eu posso lhe ajudar nesse sentido.

    Mais esclarecimentos, entrar em contato:

    E-mail: salvadorarmindo6@gmail.com

    Watsapp: (84)9 88816205 (Graduado em Ciências Contábeis).

    Abraços!

     

  2. Boa tarde Pedro. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.

    A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

    1- Defina o objetivo da pesquisa

    O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

    2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

    São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

    3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa

    Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

    4- Elabore um roteiro básico de perguntas

    Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

    5- Elabore o questionário

    Inclua as perguntas já testadas e validadas.

    6- Aplique o questionário

    Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

    7- Reúna os resultados

    Depois de reunidos, analise as respostas.

    Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.

    Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.

    Curso gratuito Análise de negócio – pesquisa de mercado.