Olá! Quero começar a fazer gestão de mídias digitais, como devo proceder?
Obrigada
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Patricia. Como o próprio nome sugere, gerir redes sociais significa monitorar o que você faz em cada um desses locais com o intuito de manter seus perfis sempre em ordem para alcançar seu objetivo que, na maioria das vezes, é atrair mais clientes para seu negócio.
1- Conheça bem sua audiência
Antes mesmo de escolher em qual canal de comunicação criar um perfil, você precisa pesquisar bem quem é seu cliente em potencial para estar ativo onde essas pessoas estiverem. Para isso, você tem que ter bem definido, desde o início, quem é sua persona, ou seja, o público para quem você falará.
Tente entender seus hábitos de compra, seus gostos pessoais, suas dores e, principalmente, quais são as redes sociais mais usadas por essas pessoas. É provável que você tenha mais de uma persona para seu negócio, e isso não é um problema. O que você precisa ter em mente é que você deve estar presente onde esse público estiver, por isso, nunca comece uma estratégia sem antes ter bem definido para quem você fará aquela ação.
2- Escolha suas principais redes sociais
Seu público provavelmente está em mais de uma rede social. Porém, isso não significa que todas as pessoas que têm Facebook tenham também um perfil no LinkedIn, por exemplo. A verdade é que existem várias redes sociais e você pode até conhecer os canais que sua audiência usa fazendo uma pesquisa de personas, mas isso não significa que todas as pessoas estarão ao mesmo tempo em todas as redes mapeadas por você. Afinal, cada usuário tem um gosto diferente, e isso se aplica também na escolha das redes sociais que serão utilizadas por eles.
3- Tenha um objetivo
De nada adianta ter vários perfis em redes sociais diferentes se você não tiver um objetivo para elas. Isso porque, apenas usar um desses canais de comunicação sem uma meta definida não fará com que seu empreendimento cresça da maneira que você imaginou. É por isso que você precisa definir suas metas em cada rede social e entender quais são as melhores estratégias de marketing para cada mídia.
4- Produza conteúdo relevante
Há muito conteúdo na internet, e os usuários têm acesso a tudo que é produzido diariamente. Com tanta informação assim, você precisa encontrar maneiras de se destacar para conseguir chamar a atenção de quem te segue nas redes sociais. Um passo muito importante para conseguir criar conteúdos de qualidade e relevantes é entender bem quais são os melhores formatos de publicação em cada rede social.
5- Crie sua identidade visual
A identidade visual é o conjunto de elementos utilizados por empresas e negócios, com o objetivo de passar seus valores, posicionamentos, diferenciais e outros conceitos para o público. Mas porque isso é tão importante? Um negócio sem identidade visual é uma marca sem vida e personalidade. A internet é um ambiente naturalmente visual e as redes sociais mais ainda.
Por exemplo, o Instagram e o Pinterest são redes focadas em conteúdos visuais. Com a identidade visual, seu feed encantará o público e sua marca será facilmente reconhecida. Com isso, seus posts não se perdem em meio a tantos outros.
6- Seja consistente
Você já entendeu quem é seu público, sabe quais são as redes sociais mais utilizadas por ele, tem conteúdos interessantes, mas não publica com consistência? Esse é um grande erro na hora de fazer sua gestão de redes sociais. Não adianta nada ter tudo planejado se você não interagir constantemente com sua audiência nas mídias sociais. As pessoas gostam de saber que você se importa com elas, e uma maneira de fazer isso é criando conteúdo relevante sempre.
7- Agende suas publicações
Essa é uma dica valiosa principalmente para quem trabalha sozinho. Depois de ter um calendário editorial pronto, você pode agendar suas publicações nas redes sociais para não se esquecer de postar nada. Geralmente, essas mídias já possuem a opção de programar uma postagem para que ela saia depois de alguns dias. Porém, se a rede social que você escolheu usar não tiver essa opção, você pode colocar um alerta semanal em seu calendário para sempre se lembrar de colocar no ar o conteúdo que você preparou.
8- Meça seus resultados
Saber medir seus resultados é fundamental para entender se sua gestão de redes sociais está gerando algum ganho para seu negócio. . Para isso, você precisa voltar às metas que definiu lá no início e analisar as métricas relacionadas a elas para ver se elas funcionaram. Por exemplo, se seu objetivo inicial era vender mais, analise a quantidade de vendas feitas em um mês antes de usar o Facebook e o número de vendas realizadas no mês que você divulgou mais sua página de vendas no Facebook. Assim, você verá se essa estratégia foi realmente efetiva para o objetivo estabelecido.
9- Monitore o que está dando certo e o que não está
Monitoramento é parte essencial da gestão de redes sociais. Assim como na análise, irá ajudar a identificar possíveis problemas e pontos de melhoria. É importante acompanhar tanto números e fatores quantitativos, quanto fatores qualitativos (a forma como seu público responde suas postagens, por exemplo).
Afinal, você está investindo tempo e dinheiro e é fundamental que você tenha retorno. O monitoramento ajuda a entender o que está dando certo e pode receber mais investimento, E se algo está dando errado, é preciso corrigir a tempo.
10- Cuide do público
Você planejou toda a estratégia e está fazendo postagens com frequência. Até que um dia, alguém insatisfeito com o seu negócio ou até com algum tipo de conteúdo, posta uma reclamação no seu perfil. É uma situação chata, mas que é algo que você deve aprender a lidar da melhor forma possível. Cuidar do público não é só responder a reclamações, mas se colocar no lugar da pessoa e entender seu motivo, respondendo da forma mais empática possível. Nem pense em excluir os comentários ou deixar alguém sem resposta. Seu público perceberá essas ações e o um pequeno problema pode acabar virando uma grande bola de neve.
Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/gestao-de-redes-sociais/