Olá,
Não entendi como faço o cálculo da Margem de Contribuição. O vídeo no curso é bem confuso.
Alguém poderia me ‘dar uma luz’?
Grata
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Boa tarde, Renata!
Vou inserir a explicação que nosso colega Giovanni fez para uma pessoas que perguntou a mesma coisa:
“De uma forma generalizada, Margem de Contribuição (MC) é a diferença entre o preço de venda e o custo variável, onde é:
— Margem porque é a diferença entre o Valor da Venda (preço de venda) e os Valores dos Custos e das Despesas específicas destas Venda, ou seja, valores também conhecidos por Custos Variáveis e Despesas Variáveis da venda.
— Contribuição porque representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das Despesas Fixas e também para gerar Lucro.
A margem de contribuição fornece uma potencial ferramenta para os gestores, já que ela, por ser o resultado da diferença entre o custo variável e o preço de venda de um determinado produto possibilita a mensuração do lucro.
A soma das margens de contribuição unitária permite aos gestores saber o quanto que eles vão dispor para cobrirem os custos fixos, e gerar lucro na empresa.
É primordial que as empresas busquem obter uma margem de contribuição superior aos custos fixos, já que a subtração destes elementos indicará o lucro da organização.
A Margem de contribuição é a principal medida de desempenho de um produto ou serviço, já que sua medida indica o quanto que ele contribui para o pagamento dos gastos apurados no período; no caso da margem se mostrar positiva, fica evidente que o produto apresenta viabilidade financeira.
Este indicador financeiro deve levar em consideração não só os custos variáveis decorrentes da fabricação de determinado produto, como também as despesas variáveis que esse produto irá acarretar; frete, seguro e comissões são exemplos de despesas variáveis.
Sendo que uma determinada organização só apresenta lucro no período quando a soma das margens de contribuição de seus produtos superam todos os custos e despesas fixas.
Como calcular a margem de contribuição?
O procedimento que possibilita o cálculo da margem de contribuição envolve vários aspectos a serem levados em conta, por isso é necessário que o gestor tenha cuidado na hora de fazer a sua dedução.
Margem de contribuição total
Para questão de cálculo, usa-se a seguinte definição: A margem de contribuição é o montante que resta do preço de venda de um produto depois da dedução de seus custos e despesas variáveis.
A empresa só começa a obter lucro quando a margem de contribuição dos produtos vendidos supera os custos e despesas fixos do exercício.
A margem pode ser entendida como a contribuição dos produtos à cobertura dos custos e despesas fixos e do lucro.
Fórmula: MC = RBV – (CV + DV)
Onde:
MC = Margem de contribuição
RBV = Receita Bruta de venda
CV = Custo variável
DV = despesas variavam
Margem de Contribuição Unitária
É a contribuição que cada unidade de produto, ao ser vendida, oferece para a empresa compor o montante que deverá cobrir os custos fixos, as despesas totais e formar o lucro
Fórmula: MCU = RBVU – CVU
Onde:
MCU = Margem de Contribuição Unitária
RBVU = Receita Bruta de Venda Unitária
CVU = Custos Variáveis Unitários
Margem de contribuição e custos fixos identificados
Para melhor entendimento de como funciona a dedução da MC neste tipo de caso, vamos utilizar o exemplo abaixo:
Uma loja de camisas que venda uma camisa por R$ 50,00 pode apresentar a seguinte situação:
(-) Preço de Venda = R$ 50,00 (100%)
(-) Custo da Mercadoria Vendida = R$ 30,00 (60%)
(-) Despesas Variáveis = R$ 5,00 (10%)
(=) Margem de Contribuição = R$ 15,00 (30%)
Sendo assim, a margem de contribuição na venda de cada camisa representa 30%, logo 30% do faturamento mensal deverá equivaler ao montante de minhas despesas fixas.
São entendidas como Despesas Fixas, por exemplo, os honorários, salários, encargos sociais e trabalhistas, aluguéis, impostos, contas de água, gás, luz, telefone e condomínio.
Despesas fixas são aquelas que existem, independentemente da entidade ou empresa estar funcionando ou não.
Deste modo, por exemplo, por mais que o equivalente a produção de uma indústria seja zero, ainda assim notaram-se gastos com aluguel do prédio que sedia a empresa.
Valor Total das Vendas ou Vendas Brutas Totais – corresponde ao lucro total, consideradas as vendas à vista e as vendas a prazo e refere-se ao volume financeiro das transações comercias feitas pela firma, ou seja, é o produto da quantidade vendida de produtos e os seus respetivos Preços de Venda.
Custos Variáveis – no mundo empresarial, este dado diz respeito ao montantes pagos especificamente para adquirir o que a empresa se propõe a vender aos seus clientes. Deste modo, para cada setor da empresa obtemos:
Segmento Comercial: aqui os custos variáveis tomam a forma de valores correspondas a aquisição das mercadorias, observando quando necessário, o acréscimo do valor de frete e do IPI e outros valores pagos na aquisição das mercadorias. Também quando for o caso, descontado o valor de Crédito do ICMS.
Segmento Industrial: com os custos variáveis traduzidos no valor gasto na elaboração dos produtos, como matéria-prima, insumos, embalagens e etiquetas, aqui não são considerados os valores de salários fixos, nem mesmo do pessoal da produção, porque são valores pagos mensalmente.
Sendo que deste modo, estes salários não devem integrar o valor total dos custos variáveis para o cálculo da Margem de Contribuição.
Segmento de Serviços: aqui os custos variáveis tomam a forma de valores gastos especificamente para realizar os serviços referem-se aos materiais/peças aplicados na execução do serviço.
Por exemplo: em uma assistência técnica em eletrodomésticos, na realização de um serviço, as peças de reposição são consideradas como Custo Variável, pois só serão utilizadas se a venda de serviços acontecer, caso contrário, não.
Já os salários dos funcionários são pagos integralmente independente de terem sido vendidos serviços ou não, e devem ser considerados como despesas fixas, não integrando os valores de custos variáveis para o cálculo da Margem de Contribuição.
Despesas Variáveis: representam os valores pagos especificamente pelas vendas realizadas e são praticamente as mesmas para os segmentos de Indústria, Comércio e Serviços. Normalmente diz respeito a:
Impostos sobre as Vendas: montante ou percentual dos impostos respetivos das notas fiscais emitidas, portanto, só acontecem quando forem realizadas vendas. Considerar os impostos federais, estaduais e municipais conforme a natureza da empresa.
Comissão de Vendas: valores pagos aos funcionários ou representantes pelas vendas realizadas. Normalmente é estabelecido um percentual a ser pago pelas vendas que cada um realiza. Portanto, se não ocorrerem vendas, não ocorrem as comissões. Por isso, a comissão é considerada como despesa variável e não fixa.”
Olá!
Tenho lido um pouco sobre a Margem de Contribuição e sempre fico com dificuldade em fazer o cálculo quando chego na despesa variável. Tenho o controle da despesa variável da minha empresa de um modo geral, ou seja, a soma das despesas da empresa. Quando fazemos a MC por produto, como sei qual o valor coloco naquele produto especifico. Sendo que vou aplicar uma projeção, pois a venda ainda não aconteceu e não sei precisamente o quanto vai vender para gerar a despesa. Como distribuo isso por produto se tenho produtos que vendem mais que outros?
Parece confuso, mas é assim que fico quando vou calcular a MC.
Alguém pode me ajudar?