Como fazer anúncios pagos no Facebook e Instagram?
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Boa tarde, Facebook:
1- Defina os objetivos e as personas
Antes de abrir a ferramenta de anúncios no Facebook e criar as campanhas, é preciso dedicar um tempo ao planejamento. Primeiro, é importante saber quais os objetivos que devem ser atendidos com a campanha. Quando falamos dos anúncios no Facebook, essa é uma informação ainda mais importante, uma vez que ela definirá o tipo de campanha a ser criada.
2- Crie a campanha
Existem 2 maneiras de criá-la: usando a opção de “impulsionar publicação” no post que você deseja patrocinar ou acessando o gerenciador de anúncios do Facebook. A 2ª opção costuma ser melhor para criar e analisar os anúncios. Quando você vai direto no impulsionamento do post, você consegue apenas criar uma campanha de engajamento.
Na outra opção, ao contrário, é possível visualizar todas os tipos de campanhas e anúncios, além de relatórios muito mais completos.
3- Defina a segmentação, a verba e o posicionamento dos anúncios
Além de dados demográficos (como sexo, idade, país e estado), é possível selecionar interesses e alguns comportamentos. Você ainda pode segmentar a campanha para pessoas com uma determinada renda familiar ou para aqueles que possuem afinidade para compras na internet, entre outras opções.
4- Crie os seus anúncios
As imagens e os textos dos anúncios também são determinantes para o sucesso da campanha. Afinal, você deve passar a mensagem de forma objetiva e ainda conseguir se destacar em meio aos posts dos amigos da sua persona.
Vale dizer que os anúncios com menos de 20% de texto na imagem obtêm desempenho melhor no Facebook. Por isso, use a imagem do post ou do anúncio como um complemento visual e deixe as informações para o título e o descritivo.
5- Acompanhe os resultados
O custo por clique (CPC) define o valor a ser pago para o Facebook a cada clique no seu anúncio. Já o CPM efetua a cobrança a cada mil visualizações do anúncio, independentemente de cliques ou interações. O Facebook ainda pode realizar a cobrança por engajamento ou por aquisição, variando de acordo com o tipo de campanha escolhida.
Além desses indicadores, é importante se atentar ao alcance e à frequência de exibição dos anúncios. Essas métricas podem apontar se o conteúdo está adequado ou se você precisa mudar a segmentação das campanhas.
Instagram:
1- Escolha a forma de anunciar
A forma mais fácil de anunciar no Instagram é pelo próprio aplicativo, promovendo as publicações já compartilhadas na rede social. Ainda é possível comprar anúncios de parceiros, caso você realmente não tenha tempo para criar sua campanha.
2- Configure sua conta no Gerenciador de Negócios
Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e crie uma conta, caso ainda não possua. Depois, associe a Fanpage da sua empresa nas configurações básicas. Finalmente, é só configurar sua conta do Instagram para viabilizar a criação de anúncios.
3- Escolha seu objetivo
O primeiro passo para configurar seu anúncio é escolher entre os objetivos disponíveis, entre os quais estão o alcance, tráfego, visualizações, conversões, envolvimento, etc. Cada um dos objetivos pode ser enquadrado em reconhecimento, consideração ou conversão, de acordo com o tipo de anúncio.
O objetivo de marketing depende das suas estratégias e determina todo o direcionamento da campanha, por isso, escolha com cuidado.
4- Identifique seu público
A próxima etapa é decidir quem você quer atingir com seu anúncio. Aqui, o Instagram oferece inúmeras segmentações, tais como idade, gênero, localização, interesses, forma de interação e muito mais.
Dê atenção especial à parte de “Conexões” nas opções avançadas, onde você pode selecionar públicos que curtiram sua página e estão mais próximos da marca.
5- Selecione a rede social do anúncio
Você pode escolher se deseja veicular o anúncio somente no Instagram ou se quer incluir o Facebook. Depois, é só decidir se quer visualizações somente em mobile ou também em desktop.
6- Determine seu orçamento
Nessa etapa, você determina o quanto quer gastar com seus anúncios e escolhe as opções mais adequadas para a campanha. Lembrando que as opções são diferentes de acordo com o objetivo de marketing selecionado.
7- Crie seus anúncios
Aqui começa a parte divertida, onde você poderá escolher os melhores formatos e usar sua criatividade para montar os anúncios. Primeiro, você deve escolher entre os cinco formatos disponibilizados.
Os vídeos também recebem 2 vezes mais comentários do que imagens e atingem a maior taxa de engajamento (38% maior que as imagens), de acordo com o 2018 Instagram Report da Mention.
Na hora de escolher seu conteúdo, preste atenção aos requisitos como tamanho da imagem, formato, proporção e tamanho do arquivo. Depois, você poderá escrever uma chamada e descrição dentro do limite de caracteres, além de escolher um botão call-to-action e uma URL de destino.
8- Acompanhe seus anúncios
Depois de publicar seus anúncios, é importante acessar o Gerenciador de Anúncios com frequência para analisar o alcance, custo por clique e quanto já foi gasto.
Fontes: https://rockcontent.com/br/blog/anuncios-no-facebook/ e https://blog.contaazul.com/como-anunciar-instagram