Sou responsável pelo setor de RH, porém sem experiência em treinar e desenvolver pessoas.
Hoje além de não saber por onde e como começar, não tenho recursos financeiros disponíveis. Gostaria de saber como eu poderia iniciar esse trabalho com os colaboradores.
Gabriella NunesNovo na comunidade
Boa tarde Gabriella. Para estruturar o departamento de RH na empresa, você precisa passar por três etapas principais: o foco na estratégia, a criação de um planejamento e a definição de metas. Por isso, é importante ter um tempo em sua agenda para se dedicar a esse processo.
1. Estratégia
Para isso, você precisa prestar atenção a dois pontos. O primeiro éentender o planejamento estratégico da empresa: a longo prazo, o que a organização onde você atua deseja alcançar? O segundo é ter dados relacionados à gestão de pessoas para que você possa se orientar e trabalhar para melhorá-los. Se o objetivo da sua empresa é aumentar as suas receitas em um ano, por exemplo, qual é o papel do RH nessa meta? Você pode pensar em ações que reflitam no aumento da produtividade dos colaboradores e na diminuição das despesas com rotatividade, por exemplo.
Então você vai precisar de informações que apontem esses indicadores em sua empresa. A partir dos dados que você conseguir, é possível entender onde a gestão de pessoas pode melhorar e medir os resultadosdas ações desenvolvidas para saber se realmente aconteceu uma mudança significativa. Nesse caso, é muito importante que você conte com um sistema de RH eficiente. Ele vai gerar relatórios inteligentes e te ajudar com a análise das informações. Além de otimizar o seu tempo, como falaremos abaixo, uma ferramenta de gestão de pessoas ainda te ajuda a tornar o seu setor mais estratégico.
2. Planejamento
Nesse momento, não se esqueça de manter os pés no chão! Você é a única pessoa responsável pela gestão de pessoas em sua empresa? Ou o seu RH conta com uma equipe maior? Qual é o seu orçamento? O seu planejamento deve seguir as condições atuais. Nada de planejar ações que você não vai conseguir cumprir! Assim, você evita frustrações e, no momento da apresentação de resultados, consegue mostrar que atingiu aquilo que queria para o restante da empresa.
3. Metas
O último passo antes de começar a colocar tudo em prática é estabelecer as metas que vão atender ao seu planejamento de RH. Se o seu objetivo é atuar para a diminuição da rotatividade, por exemplo, quantas e quais ações você deve desenvolver nesse sentido? Quais novas práticas você deve implantar na empresa?
Além disso, é importante que você quantifique os seus resultados. Ao fim do período do seu planejamento, qual é a porcentagem de rotatividade que a empresa deverá atingir para diminuir o seu índice atual? As metas são importantes para que você não desenvolva o seu trabalho no escuro. A partir delas, você atua com base nas informações que você tem e aonde você quer chegar.
Além de otimizar o tempo e, consequentemente, ajudar a aumentar a produtividade, as ferramentas tecnológicas te auxiliam na organização das suas atividades e na do setor como um todo. Aplicativos de organização, agendas online e softwares de RH são grandes aliados para a estruturação do setor! Um sistema para o setor de recursos humanos de uma empresa, por exemplo, consegue:
– organizar os dados de todos os colaboradores em um só lugar, otimizando o seu tempo de trabalho;
– fazer o mapeamento comportamental das equipes, fornecendo informações muito valiosas estrategicamente falando;
– ajudar no processo de recrutamento e seleção;
– auxiliar na avaliação de desempenho dos profissionais, entre muitas outras coisas.
Como elaborar um planejamento de recursos humanos.
Fonte: https://blog.solides.com.br/recursos-humanos-2/