Como estabelecer as rotinas e os processos da minha empresa?
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ara inserir corretamente os processos na empresa, considerando os dois lados
de um negócio, o do cliente e o da gestão empresarial, o empresário precisa
reconhecer quais são as premissas relativas aos controles administrativos e financeiros para o seu modo de administrar, como também as metodologias,
para atender com qualidade e eficiência as necessidades dos clientes.
Assim, os processos podem ser divididos em:
• Operacional: reconhecer todos os processos inerentes às diversas atividades empresariais específicas realizadas na empresa.
A informatização deverá dinamizar as relações dos processos com as
necessidades de gestão da empresa, além de proporcionar uma maior
dinâmica ao atendimento dos clientes e dos fornecedores. (Ex.: processo de vendas com as atividades de atendimento, cadastro, estoque,
contas a receber etc., funcionando de forma integrada).
O ideal é a elaboração de um fluxograma dos processos e das atividades relacionadas de modo simples e funcional.
• Funcional: reconhecer as atividades realizadas por funcionários, no
relacionamento com clientes, fornecedores e ainda proporcionar recursos à gestão empresarial, em que a informatização irá oferecer à
empresa e também aos clientes, uma maior versatilidade e rapidez em
todo o processo de atendimento (Ex.: confirmação do valor de venda
de determinado produto e a totalização de um orçamento).
• Mercado: reconhecer os padrões do segmento de mercado, em função da necessidade de competição, obrigando a empresa a seguir um
determinado padrão estabelecido no mercado. (Ex.: um supermercado
com seus check-out – PDV).