Como escolher o nome da empresa?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde, a escolha do nome da sua empresa (o nome fantasia) é um dos passos mais importantes para quem está abrindo um negócio. A decisão deve ser tomada com base em aspectos que despertam no público-alvo a curiosidade de conhecer a empresa e adquirir o produto ou serviço oferecidos por ela. O nome fantasia alinhado ao posicionamento de mercado e à identidade visual contribuirá para a sobrevivência do empreendimento.
O nome fantasia não é necessariamente igual ao nome empresarial, cujas regras estão previstas no Código Civil e que deve seguir determinado padrão previsto em lei. Disponibilizamos a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo no processo de criação do nome fantasia.
Nome ideal:
O nome ideal é aquele que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito, nomes de grafia simples facilitam a busca na internet, não existe nome bom ou ruim, mas a pronúncia e a escrita são características essenciais para que a empresa seja lembrada pelos clientes.
Pense em um nome e faça um teste com seus parentes, amigos e potenciais consumidores, pedindo a opinião deles sobre o que você escolheu. O que pode soar bem aos seus ouvidos não será, necessariamente, agradável aos demais.
Lembre-se que o nome precisa transmitir valores ou atributos de sua empresa como: qualidade, confiança, agilidade, eficácia e conforto.
Dicas:
O processo de escolha do nome da empresa vai exigir criatividade mas também é necessário ter cautela: a tentativa de encontrar um termo engraçado, por exemplo, pode resultar em associações impróprias ou de conotação negativa.
Uma técnica utilizada é a combinação de palavras ou a criação de um novo termo que pode destacar ainda mais a sua empresa, assim como a junção de termos ou sílabas que denotem, imediatamente, uma característica do produto ou serviço. Sufixos ou prefixos como mini, slim, gran, fast, big, veloz, infra, extra, time e log podem indicar o caminho.
É importante evitar modismos, palavras que possam ficar ultrapassadas ou que copiem os nomes de grandes corporações. Nomes curtos, com poucas sílabas e no idioma nativo têm mais chances de agradar. Caso decida por nomes em outros idiomas, priorize palavras de amplo conhecimento do seu público-alvo.
Registro:
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é um órgão do governo federal que tem a responsabilidade de registrar a propriedade intelectual em patentes, marcas, desenho industrial e programas de computador, após a escolha do nome faça uma busca no site do INPI e verifique também na internet e em mídias sociais se há outra empresa ou marca com o mesmo nome.
Dicas de como escolher um nome de sucesso para sua empresa.