Como voltar de ME para MEI? Conseguirei restituir os impostos referente as próximas notas fiscais que irei tirar?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia!
As dúvidas apresentadas estão contempladas com orientações no Portal do Empreendedor, especificamente no link abaixo:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes
Juliane, tudo bem?
Todos os anos há uma atualização de atividades que entram e saem da lista de aptas para a formalização como MEI.
Verifique se o CNAE da tua empresa continua como uma das que o MEI permite, em não estando, solicite a mudança da atividade para uma outra que tu consigas te enquadrar. Com isso tu continuarás sendo MEI.
Fique atenta, pois sempre que uma atividade for retirada das enquadradas, ela é avisada com bastante tempo no site do portal do empreendedor, portanto não deixe de ver os avisos.
Se não der certo, retorne aqui ou vá a uma unidade do SEBRAE mais próxima de ti.
abraço
A mudança é possível e interessante para se pagar menos tributos e obter as vantagens previdenciárias de ser MEI – Microempreendedor Individual , mas há vedações. Basicamente, a microempresa ME deve cumprir os requisitos abaixo:
1 – Faturamento bruto de até R$ 81 mil (Referência de 2019) entre janeiro e dezembro;
2 – Não ter sócios;
3 – Não ter débito com a Receita nem Fazenda;
4 – Possuir apenas um funcionário que receba salário mínimo ou o piso de sua categoria.
5 – A empresa precisa desenvolver uma das atividades que se enquadram na categoria de MEI e estar enquadrada no Simples Nacional.
A opção pela Simei pode ser feita nesse link: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=7
E nesse vídeo há um passo a passo que simula o desenquadramento de ME para MEI
A mudança de tipo de empresa são similares, podendo ter algumas diferenças nas juntas comerciais dos estamos.
O desenquadramento do MEI pode acontecer por opção da empresa a qualquer momento ou obrigatoriamente quando não cumprir mais os requisitos do programa.
Se a empresa não se encaixar mais no MEI e não regularizar sua situação, a Receita pode fazer o desenquadramento automático.
Para transformar MEI em ME, primeiramente é preciso solicitar o desenquadramento no site da Receita. Você digita o CNPJ, o CPF do responsável e o código de acesso, informa o motivo de desenquadramento e aguarda a análise do pedido.
Com o pedido aprovado, a empresa é desenquadrada do MEI e passa a recolher os tributos pelas regras do Simples Nacional (desde que também cumpra os requisitos desse programa).
Para se enquadrar como ME é preciso comunicar o desenquadramento e atualizar a situação da empresa na Junta Comercial. Você deve apresentar o contrato social (caso tenha mais sócios) ou o requerimento do empresário (caso não tenha outros sócios), além de atualizar dados como razão social e capital social.