Estou querendo montar uma ordenhar na minha chácara qual é os procedimentos necessários?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Marlene. A criação de gado leiteiro é uma atividade com um grande potencial lucrativo, mas para que se torne viável a obtenção de bons resultados, é preciso conhecer algumas questões que envolvem o manejo deste animal. A venda do leite, na verdade, a dificuldade não está só em vender o leite produzido, já que a demanda é boa, mas sim produzir todo o potencial leiteiro do rebanho, para isto, devemos manter os animais saudáveis e bem alimentado para manter a qualidade esperada do produto. Para isto, é bom ter um suporte veterinário de um profissional de confiança para auxiliar nos cuidados da saúde do gado de leite.
Para criar gado leiteiro é necessário observar uma série de cuidados essenciais para deixar os animais em boas condições de produção. Acompanhe abaixo como começar uma criação de gado de leite:
1- Criação de Gado de Leite
Para que a sua criação de gado leiteiro seja bem sucedida é de fundamental importância trabalhar com animais que sejam capazes de atender às suas necessidades. Se o negócio é gado de leite, saiba que existem raças mais indicadas para esse fim.
2- Controle de produção
Conhecer o período de lactação de cada vaca permite ao produtor classificar seus animais por produtividade e destacar os que têm melhor desempenho daqueles que têm desempenho inferior, o que vai servir para orientar os futuros descartes, além de servir de parâmetro para o manejo do rebanho e adequação da alimentação de acordo com a produção registrada.
Este monitoramento permite ao produtor tomar uma série de decisões estratégicas que podem aumentar a eficiência do trabalho de sua propriedade, como a separação dos lotes de produção, o acompanhamento do intervalo entre partos (IEP), a média de produção por lactação, as projeções, entre outras.
3- Controle de Reprodução
Manejo e controle da reprodução é também um acompanhamento vital para o negócio, pois para uma matriz estar produzindo leite é preciso antes ela ter passado por um processo de monta, diagnóstico e parto, isto sem contar o controle das vacinas, mas este controle efetivo você vai conseguir por meio de Programas que gerenciam Propriedades Leiteiras.
4- Estrutura
A criação profissional de gado de leite exige cuidados em diversos aspectos para obter um produto de boa qualidade, principalmente no que diz respeito à estrutura em que os animais serão submetidos.
Se a criação vai ser de pastagem, é fundamental garantir uma área rural com pasto de qualidade, além de espaço para a construção de curral e estábulo. Estes devem ser equipado com cochos e bebedouros para disponibilizar os alimentos e a água para os animais. É recomendado também ter estes itens espalhados pelo campo quando o gado for criado solto.
Tão logo tenha condições, adquira equipamentos para ordenhar as matrizes, e máquinas para transportar o feno, estes utensílios são essenciais para a começar a evoluir sua produção de leite.
5- Local
Para começar a criação de gado de leite é preciso escolher um local apropriado que comporte esta atividade. Este local deve contar com espaço suficiente para montar um curral, além de espaço para deixá-los soltos para pastar, caso contrário os bichos podem ficar estressados.
Neste caso, como estamos falando de animais de grande porte e que produzem barulho, cheiro forte, o ideal é selecionar um espaço em uma zona rural, longe dos grandes centros urbanos e de vizinhos. Também é interessante que a propriedade tenha um pasto de boa qualidade, acesso à água, bem cercada para evitar fugas, lugar de fácil acesso para manejar o gado de leite.
6- Ordenha
A escolha da ordenha de gado de leite é de suma importância para uma boa produção de gado leiteiro. Um dos principais processos da criação de gado de leite é justamente a ordenha, que possibilita a extração do líquido.
Para fazer a ordenha das vacas, é necessário reuni-las no estábulo, separando-as por fileiras. Na sequência, a máquina de ordenha é encaixada na ubre do animal, de modo a colher o leite diretamente no recipiente. Para não comprometer a qualidade do leite, a ordenha tem que ser feita com o máximo de higiene, por isso o local deve ser higienizado diariamente para evitar o acúmulo de bactérias.
A máquina de ordenha também deve ser limpa logo após o uso e o responsável pela ordenha tem que manter as mãos livres de qualquer sujeira.
7- Alimentação e Saúde Animal
Animais saudáveis e bem cuidados garantem maior qualidade do leite. Para garantir uma boa produção de leite é importante que o gado tenha uma alimentação adequada, portanto informe-se sobre os melhores métodos de alimentação, prevenção de doenças, além de vacas saudáveis é preciso garantir métodos corretos e higiênicos de ordenha para garantir um leite de qualidade competitiva.
A alimentação básica dos animais deve começar com um pasto de qualidade, livre de substâncias tóxicas. Os cochos precisam ser higienizados com frequência para que os restos dos alimentos não fermentem e façam mal aos animais.
8- Manutenção
É importante fazer a manutenção do gado leiteiro, submetendo-os a consultas veterinárias mensalmente. Dessa maneira, é possível acompanhar o desenvolvimento dos animais, verificando se estão saudáveis e o que pode ser feito para aumentar o volume de produção de leite.
Veja mais informações em: https://procreare.com.br/como-comecar-uma-fazenda-de-gado-de-leite/