Tenho uma loja de brinquedos e variedades, porém não estou atingindo a meta mensal de vendas. O que devo fazer para melhorar minhas vendas e divulgação?
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Boa tarde Synttia. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.
A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.
Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1- Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2- Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3- Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes
Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.
5- Faça promoções pelas redes sociais
Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.
Como atrair a lealdade de seus clientes.
Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.
Curso gratuito Como Vender pela Internet.
Olá Synttia, espero que esteja tudo bem contigo e continue confiando no seu negócio. Tempos melhores virão 😉
As dicas que a Thamiris colocou são fundamentais. Uma das melhores formas de aumentar seus clientes é por meio de uma segmentação de mercado via internet. Vou fazer uma analogia simples, porém, bem esclarecedora sobre a capacidade que a internet tem de alavancar um negócio. Imagine que você queira colocar um anúncio sobre os serviços de sua empresa. Tradicionalmente você colocaria em algum meio físico como um outdoor, por exemplo, gastando aproximadamente R$ 1.000,00 reais por mês. Claro que a propaganda vai te trazer um retorno, porém, não é uma propaganda direcionada para um público específico.
Com uma rádio ou TV funciona exatamente da mesma forma, em radiodifusão chamamos esse tipo de propaganda de envio “broadcast”, a grosso modo é uma mensagem enviada simultaneamente para qualquer receptor (pessoa) que esteja assistindo naquele momento. Nesse tipo de propaganda não é possível priorizar o envio para uma determinada faixa etária, ou seguimento de clientes. Isso faz com que o custo da propaganda seja muito alto em relação ao seu retorno (lucro efetivo).
A internet te possibilita o envio de propaganda para um público específico (seu público alvo). Em muitos casos por um preço mais em conta. Pense em quantas pessoas buscam o seu serviço hoje na internet, se de alguma forma sua propaganda chegar até essas pessoas no momento da pesquisa, elas chegam até você. Pense sempre assim: Como eu posso aparecer para as pessoas que precisam de mim?
Você vai notar que é possível fazer isso de diversas formas não tão complexas, há uma infinidade de dicas na internet. Vou deixar aqui embaixo um link com um post que eu fiz sobre otimização de sites para o Google. Essas dicas podem ser utilizadas por você ou por qualquer pessoa que você queira contratar para fazer seu site ou realizar anúncios online.
Como criar e organizar um bom site na internet para atrair mais clientes?
Espero ter ajudado. Um grade abraço e boa sorte como seu negócio.
Para atrair mais clientes na internet você pode encontrar algumas ferramentas que podem facilitar esse trabalho, antes de te mostrar uma dessas ferramentas tenho que citar que uma excelente forma de conseguir mais clientes e fazendo anúncios em sites de classificados grátis, existem centenas de sites no Brasil onde você pode anunciar o seu produto ou serviço, esses sites vão te trazer dois tipos de Vantagens, a primeira delas são as visitas que vem até você diretamente deles, a segunda seria a indexação de seus anúncios pelos buscadores ou seja quando alguém fizer uma pesquisa por determinado termo, podem acabar encontrando o anúncio que você fez e foi indexado pelos buscadores e dessa forma você ganha ainda mais visitas, Isso é conhecido como tráfego orgânico.
Uma das principais formas de se conseguir tráfego orgânico, é espalhando o seu conteúdo pela internet, quanto mais artigos, textos, ebooks, anúncios, comentários, estiverem espalhados pela internet “ logicamente contendo o seu link” vão gerar para você visitas, e consequentemente tráfego orgânico vindo dos buscadores.
SOFTWARE PARA AUTOMAÇÃO DE MARKETING EM SITES DE CLASSIFICADOS GRÁTIS
Caso você ainda não conheça, existe um software chamado (PCG programa classificados grátis), esse software é um agregador de sites classificados grátis, cadastrado em sua base de dados existem mais de 250 sites de classificados onde você pode anunciar de forma automática usando o programa pcg, o programa realiza um trabalho de automação, Auto preenchendo todos os campos do site quando você for fazer um anúncio, isso acelera muito o seu trabalho de divulgação além logicamente de um maior controle sobre os seus anúncios realizados e o mais importante uma lista de sites constantemente atualizada onde você pode divulgar qualquer produto ou serviço.
As vantagens ao se usar o programa são as que citei anteriormente, sempre que você fizer um anúncio esse anúncio vai ser indexado pelos buscadores e quando alguém fizer uma pesquisa semelhante ao anúncio que você fez vai acabar encontrando o seu anúncio, assim você vai ter as visitas vindas tanto dos sites de classificados quanto dos buscadores como o Google Yahoo buscas e outros.
COMO ATRAIR MAIS CLIENTES?
Com a ferramenta que citei acima, “programa PCG” você pode conseguir muitos clientes, porém logicamente você não deve se focar em apenas uma técnica de divulgação, Você deve se focar em várias delas, como por exemplo usar as redes sociais para conseguir mais visitantes para seu negócio, hoje todos temos uma rede social da qual gostamos de participar, pensa em criar uma para o seu negócio colocando imagens relacionadas, fazendo postagens relacionadas, criando um blog ou site indicando-o em sua rede, coisas desse tipo podem levar muitas pessoas até o seu negócio e certamente você vai ter um retorno com isso.
Todas as redes online onde você pode se relacionar com outras pessoas, são possíveis fontes de potenciais clientes para você, basta criar uma conta, conectar-se à pessoas relacionadas à seu nicho de mercado, e logo vai ver os resultados, e contatos de outras pessoas interessadas no que você faz.
Espero que minha resposta tenha sido adequada a sua pergunta, Agradeço muito se der um voto positivo, curtir ou até mesmo compartilhar isso pode me ajudar muito, abra e ate uma próxima oportunidade.
Já ouviu falar no Wind Banner? É um meio super legal e moderno de divulgar a loja, conheça mais no site.
https://zeptep1.com.br/case/wind-banner/
Pode abrir uma loja online ou um blog e fala sobre brinquedos diferenciados da concorrencia como esses brinquedos educativos