Desde o começo da quarentena faço pães artesanais e com fermentação natural (levain). Quero começar a vender mas não sei por onde começar, muito menos quanto cobrar pois tecnicamente para ter lucro eu teria que cobrar bastante por um pão. Penso em algo pequeno mesmo e por encomenda. Alguém pode me dizer como foi o processo de abrir um negócio de vender comida caseira?
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.
Boa tarde Fabiana. Atualmente, as padarias tradicionais estão dando lugar a estabelecimentos comerciais com vasta opções de produtos diversificado, desde o início dos anos 90, elas estão se transformando em lojas que pouco lembram os tempos da caderneta, quando as contas do freguês eram anotadas.
Hoje estes estabelecimentos encontram-se num estágio de transição, procurando adaptar-se à nova situação. Poderiam, inclusive ser confundidos com um mini-mercado, uma loja de conveniências, uma “boutique” de pães ou tudo isto misturado. Um pouco de cada um, esta é a realidade da “nova padaria”.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma padaria.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-padaria,c3287a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Vale dar olhada na história da Cristina da Madre Pães Artesanais de Belo Horizonte / MG.
Ela pediu exoneração do Ministério Público para abrir sua padaria!
Imagino que perguntas do tipo: como fazer fermento natural não sejam mais um problema, mas negócios, marketing, precificação devam ser.
Nesses pontos o Sebrae tem muito material.
Veja esse link:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-padaria,c3287a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#apresentacao-de-negocio