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Priscila
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Como abrir uma food bike de doces?

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    Boa tarde Priscila. Entre os produtos comercializados, é possível incluir no cardápio doces, sorvetes, açaí, salgados, lanches, bebidas, saladas, cafés, tortas, entre outros. Como vantagem, podemos destacar o espaço que é oferecido para fazer ações promocionais, como demonstrações de produtos ou marcas gerando impacto visual, além do modelo permitir que o empreendedor consiga explorar diversos locais, aliando-se à conveniência de datas ou eventos específicos, conseguindo assim, um foco maior na veda do seu produto ou serviço.

    1- Plano de negócio

    O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em seu restaurante, o cardápio e etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

    Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu restaurante, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

    2- Escolha o local

    Por ser um negócio sobre rodas, é possível haver deslocamento entre pontos comerciais diferentes. No entanto, na prática, dependendo do nicho de atuação, a liberdade de movimento é restrita e o Food Bike poderá atuar em um local fixo.

    Se a estratégia for atuar nas ruas das cidades, o proprietário deverá observar a legislação de rua do município, optando por seguir o que é definido aos ambulantes ou aos Food Truck, uma vez que a Food Bike, para fins de operação, tem características que podem atender as 2 regras, e há cidades que tem legislação diferenciada. Existe também a possibilidade de instalar o equipamento em local privado, como estacionamentos de lojas ou food parks, ou operar em eventos de curta duração em locais diversos.

    O ponto ideal para montar um Food Bike é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferencia a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento. É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas.

    3- Estrutura e equipamentos

    A estrutura física para operar um Food Bike irá variar de acordo com o tipo do negócio e dos produtos ofertados. Ele pode ser dimensionado para apenas armazenar e comercializar comidas prontas ou para processar e comercializar comidas cruas ou semi-prontas. A disposição básica de um Food Bike pode ser simples para abrigar os equipamentos e uma área de preparo dos alimentos. É importante separar o manuseio dos alimentos do dinheiro.

    A área externa, quando existente e administrada pelo própria Food Bike, deve conter equipamentos de fácil montagem e desmontagem, como banquinhos, cadeiras e mesas dobráveis, e de fácil limpeza, manutenção e transporte. A disposição das mesas e cadeiras deve respeitar espaço suficiente para o trânsito das pessoas.

    Apesar dos Food Bike não oferecerem banheiros, a instalação em locais com banheiros próximos pode favorecer o negócio. Os banheiros também são importantes para o uso dos funcionários durante o expediente. Com relação ao acesso a lixeiras, caso seja possível, colocar uma próxima a bicicleta, ou se posicionar próxima de uma lixeira pública pode facilitar a sua operação.

    4- Divulgação e dicas

    A divulgação do seu Food Bike é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. O próprio design do Food Bike e a sua exposição em vias de passagem do público já servem como peça de divulgação que gera grandes resultados. Lembre-se que o design deve ser explorado para valorizar os diferenciais no negócio, sua posição temática e o produto principal.

    Grande parte da divulgação começa pela própria qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A apresentação do produto, higiene nas instalações, embalagens e atendimento reforçam a boa impressão na cabeça do consumidor. Lançar promoções (compre 3 e ganhe 1), criar programas de fidelidade com descontos, são outras opções de divulgação. Neste último caso, estabelecer convênios e parcerias de descontos com empresas existente na redondeza, pode auxiliar na formação de uma clientela dedicada.

    Além disso, pode ser feita também pelo método tradicional de panfletagem, ou parcerias com negócios de segmentos que tenham ligação com o seu. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

    5- Documentação necessária

    1- Registro de compra dos alimentos;

    2- CNPJ;

    3- Cópia autenticada do RG e CPF;

    4- Folha espelho do IRPF;

    5- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;

    6- Alvará de funcionamento;

    7- Entre outros documentos específicos da cidade.

     

    Fonte: https://aberturasimples.com.br/abrir-um-food-bike/

    Como montar um food bike.