Boa Noite.
Meus pais querem abrir uma conservadora de limpeza. Meu pai saiu do emprego e recebeu um pequeno acerto e pensou em abrir o negócio. Mas com este momento do covid 19 estou com receio. Quero a opinião de vocês pra passar pra eles. É um mal momento pra investir neste tipo de negócio? É um bom momento?
Boa tarde Maciel. O empreendedor que deseja atuar no segmento de conservação e limpeza, perceberá que este negócio é necessários para diversos segmentos, tais como indústrias, hipermercados, varejos, clinicas de saúde, hospitais e laboratórios, shoppings centers, escolas, condomínio, entre outros.
1- Decida qual será o foco: residencial ou comercial
Os serviços voltados para o consumidor consistem principalmente em serviços gerais de limpeza residencial. Já o que tangem à limpeza comercial incluem serviços de zeladoria, limpeza especializada para carpetes, janelas, entre outros. Assim, recomenda-se focar em um nicho e se concentrar na criação de um negócio com um foco mais específico. Mas dependendo da sua capacidade de investimento e disponibilidade de gerenciamento é possível atender diferentes mercados.
2- Estabeleça um plano de negócios
Um plano de negócios é indispensável para abrir uma empresa bem-sucedida. Mas como iniciar um plano de negócios? A forma mais simples e que funciona é elaborar uma pesquisa e analisar desde a concorrência aos clientes e potencial. Além disso, é preciso responder as principais perguntas que serão o fio condutor do seu negócio.
3- Planeje seus custos operacionais
Ao criar seu orçamento, defina o preço que cobrará pelos seus serviços. Com base no seu plano de negócios, descubra quais serão os seus custos e o quanto terá que cobrar para equilibrar a receita. Pesquise também o que as outras empresas de limpeza estão cobrando. Você terá que buscar a melhor forma de cobrança para o seu negócio, que poderá ser por hora, metros quadrados ou por empreitada.
4- Estabeleça uma estratégia de marketing
Assim, criar um website ajuda a divulgar seus serviços e criar campanhas de descontos. Para este tipo de negócio, também será necessário criar cartões de visita e panfletos. Todo o material corporativo deve constar nome e telefone da sua empresa para que as pessoas possam encontrá-lo.
5- Escolha um nome e formalize a sua empresa
Primeiro, escolha um nome interessante e cativante para atrair o interesse de seus potenciais clientes. Faça uma pesquisa prévia para ter exclusividade no nome escolhido. Se a ideia é expandir e crescer, não esqueça de planejar o registro de marca. Ao mesmo tempo, verifique no seu município quais as licenças necessárias para a abertura de um serviço de limpeza profissional. Feito isso, você deve analisar qual a melhor estrutura jurídica para o seu negócio. Em síntese, o tipo jurídico da sua empresa determinará a forma como você pagará seus impostos, além de aspectos como responsabilidade pessoal.
Da mesma forma, definirá a exigência mínima de capital social para abertura da empresa. Você pode decidir pela abertura de uma empresa individual (EI ou EIRELI) ou uma Sociedade Limitada, se a ideia é ter um sócio como parceiro de negócios. Também é possível optar pela modalidade de Microempreendedor Individual – MEI, se o faturamento não for superior a R$ 81 mil anuais.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar um serviço de conservação e limpeza.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-conservacao-e-limpeza,b4687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://www.juridoc.com.br/blog/abrir-uma-empresa/6901-como-abrir-empresa-limpeza/