Sebrae Respostas Latest Perguntas

Camisaria Taurus
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir uma camisaria?

  • 0
  • 0

Havia perguntado: Como abrir uma camisaria? Porém a resposta foi direcionada a abertura de uma empresa voltada para fabricação de camisetas, onde quase todo o processo, direcionamento e maquinario são diferentes. Pretendo abrir uma camisaria onde irei fabricar camisas não camisetas. trabalharei com tecidos de cortes planos e não com tecido de corte tubulares.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde!

    O investimento no mercado de moda e vestuário é acertado, tendo em vista que roupa faz parte da nossa rotina. Quando falamos de camisas, não pensamos mais somente em roupas de trabalho. Este é um item de nosso guarda-roupa que saiu dos escritórios para compor com peças mais simples, nos deixando sempre elegantes.

    1. Monte um plano de negócio e planeje sua empresa. Especificamente para o processo de fabricação de camisas o primeiro passo é o planejamento de seu modelo de negócio. Não adianta você só saber tecnicamente o processo de produção, pois a gestão do seu negócio é essencial para a sua sustentabilidade e saúde. Faça uma pesquisa aprofundada sobre o setor têxtil/confecção e um plano de negócios, com previsão de entrada e saída financeira, alocação de recursos em maquinário, recursos humanos, fornecedores, canais de venda e comunicação com clientes, etc.

    Nos links abaixo, você encontrará planilhas de gestão que poderão auxiliar nessa construção no Portal Sebrae, assim como o link do portal da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), para pesquisas específicas do setor.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/planilhas-que-facilitam-a-gestao-planejamento-e-pessoas,6df54e64c093d510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    http://abit.org.br

    1. Contrate sua mão de obra com base no conhecimento técnico, e invista em sua capacitação. Após seu plano de negócios, você perceberá que um item dos mais essenciais é a sua mão de obra. Ela determina a qualidade do seu produto e, em consequência, marca a sua precificação. Nesse negócio, é fundamental o conhecimento técnico, por isso, invista fortemente em capacitação e profissionalização de sua mão de obra. Há diversas escolas técnicas que ofertam cursos para área têxtil e de confecção. Temos como referência o SENAI Francisco Matarazzo, que fica em São Paulo, mas que tem cursos online, inclusive gratuitos, que são muito robustos.
    2. Planeje bem sua estrutura física. Você vai precisar de uma estrutura física para a produção de suas camisas que compreende não somente um espaço, mas também o maquinário. Seu espaço não precisa ser grande, mas precisa ser bem organizado e limpo, em consonância com os princípios da produção enxuta (lean manufacturing). Temos experiência de ganhos de produtividade de 70% em pequenas indústrias de confecção de projetos setoriais do Sebrae somente por meio de intervenção em leiaute, formato de organização da confecção! Aqui nesse site você entenderá melhor sobre os princípios do lean: https://www.lean.org.br

    Você pode pensar em uma estrutura com:

    • Área de produção
    • Estoque de matéria prima
    • Estoque de produtos prontos
    • Sanitários e copa
    • Área administrativa

    Lembre-se de que o espaço de trabalho influencia diretamente na produtividade e permanência de sua equipe. O sucesso da atividade de facção depende, essencialmente, do percentual de eficiência da equipe, aliado à qualidade dos serviços. Entregue uma estrutura conforme a seus funcionários. As empresas são feitas de pessoas, para pessoas, e o atual consumidor está cada vez mais ligado nos processos produtivos, e como eles impactam social e ambientalmente o mundo.

    1. Escolha seu maquinário. Máquinas de costura reta, com uma ou duas agulhas, com certeza farão parte do seu investimento, que também poderá ter máquinas de estampa, máquinas de corte, etc, a depender muito da proposta de negócio da sua camisaria e do quanto de dinheiro você poderá investir. Outras máquinas que camisarias têm como padrão são máquina de costura reta, interlock, caseadeira, galoneira, botoneira e ferro a vapor industrial. Importante salientar que essa não é uma lista exaustiva de itens que fazem parte do maquinário de uma camisaria. Novamente, você terá que decidir baseando-se em modelo de negócio e poder de investimento. Deixo aqui um link onde há uma descrição de máquinas e respectiva função para consulta: https://www.montarumnegocio.com/maquinas-para-confeccao-de-roupas/
    2. Tenha um rígido controle de qualidade. Camisas são peças feitas para ter uma durabilidade e qualidade maior que outras roupas. O consumidor aceita que são peças com preços mais elevados, em troca de um bom corte e de um bom tecido. Responda com responsabilidade ao interesse do público em relação a seu produto. Isso fortalece e posiciona sua empresa.
    3. Acompanhe as tendências de moda. Hoje não há mais a necessidade de realizar inúmeras coleções, uma vez que o consumidor está mais consciente. Além disso, camisas são itens que têm um poder de versatilidade imenso, podendo compor com várias outras peças do vestuário. Esteja alerta aos movimentos da moda e de comportamento de seu público-alvo.
    4. Procure o Sebrae de sua região para conhecer os projetos específicos para indústria de confecção que temos a oferecer! Assim, você poderá também entrar em contato com outros empreendedores do ramo e trocar experiências. Não há nada como a colaboração intrasetorial no mundo da empreendedorismo. Temos também os canais digitais/remotos em http://www.sebrae.com.br e 0800 570 0800.

    Espero ter ajudado e conte sempre com o Sebrae em sua caminhada!