Como abrir ou montar um serviço de marchetaria?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde. Vindo do francês, marchetaria é arte de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, tetos e pisos colocando materiais como madeiras, pedras e plástico, sendo o principal suporte a madeira.
Os objetos construídos podem ser tridimensionais, como esculturas, utilitários, joias e outros. As técnicas utilizadas atualmente são muitas e, dependendo do empreendedor, do tipo do negócio e das habilidades dos profissionais, deve-se escolher as que mais têm a ver com a realidade local.
Público-Alvo De Marchetaria
As classes sociais mais nobres têm uma maior sensibilidade ao trabalho de marchetaria, e então o empreendedor pode aproveitar e compor o seu perfil do consumidor a partir desta informação.
Os trabalhos são realmente belíssimos e, culturalmente, algumas pessoas têm mais afinidade do que outras para a compra de trabalhos como estes. Grandes lojas de decoração podem ser as consumidoras fiéis de um negócio de marchetaria e outras empresas relacionadas à estética de objetos, principalmente, frequentemente contratam quem entende de marchetaria para fazer consultas, dar ideias e consumir seus produtos. Geralmente, o empreendedor que opta por um negócio de marchetaria sabe informações de real valia para fechar acordos comerciais.
Ferramentas E Utensílios De Marchetaria
Embora o trabalho não seja simples, a marchetaria conta com técnicas que não precisam de muitas ferramentas. Nada de pregos, marretas e outros entrarão na lista de equipamentos necessários para o trabalho de marchetaria, sendo o principal instrumento o formão, que é fundamental e deve ser bem manejado para o trabalho sair sem defeitos.
O formão faz cortes precisos e limpos, devendo estar sempre bem afiado. Além dele, utiliza-se também o graminho para colar tiras de madeira, régua metálica, compasso, martelo e serrote.
As ferramentas deverão ser utilizadas por profissionais competentes e com experiência. Então, o empreendedor deve investir numa boa seleção de pessoal para compor sua empresa de marchetaria e, assim, evitar problemas futuros.
Marchetaria – Cola
A cola é muito importante na marchetaria, primeiramente porque não são utilizados pregos nas peças, o que requer que haja a colagem em algum momento do trabalho.
A cola garante que as peças sobre a superfície base fiquem firmes e imóveis. É bom que seja de qualidade para um bom acabamento e durabilidade das peças, tendo ainda o tempo ideal de secagem para não tomar muito tempo.
Para a marchetaria, adota-se principalmente a cola tradicional de carpinteiro, mas algumas técnicas podem exigir outros tipos de cola, dependendo ainda do conhecimento e experiência do pessoal.
A cola deve ser mantida quente durante o trabalho e a técnica mais usada para conservar a temperatura é o banho-maria. Em sua aplicação, deve-se utilizar um pincel grosso ou espátula.
Marchetaria – Lâminas De Madeira
Para que os objetos em marchetaria fiquem coloridos é necessário utilizar as lâminas de maneira, que dão as cores com efeitos e matizes. Porém, muitos tipos de marchetaria utilizam as cores reais das madeiras, podendo ser mais claras ou mais escuras.
As madeiras a serem utilizadas na marchetaria podem ser tingidas ou não, e as lâminas de madeira são cortadas com o graminho, tendo como suporte uma estrutura maior de madeira maciça.
Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-abrir-uma-marchetaria/