Pretendo abrir loja de roupas masculina física, mais ideia que tenho é abrir loja não só vendendo camisa e calças masculinas, mas também acessórios masculinos como relógio, boné, sapatos, cinto, carteiras, etc. A pergunta é – a loja com tudo isso de conteúdo vai atrapalhar minha empresa de começa, negocio?
Boa tarde Edvaldo. Investir em uma loja de roupas sempre foi um bom negócio, no entanto ao invés de montar uma grande loja para atender todos os tipos de públicos, os novos empreendedores estão segmentando e focando uma única área. Segundo pesquisas, o mercado de moda masculina está crescendo bastante e grandes marcas estão cada vez mais focando nesse público. Diversas empresas que antes focavam apenas no público feminino, passaram a enxergar no mercado masculino a possibilidade de aumentar seus faturamentos ainda mais.
1- Local para instalar a loja
Tudo deve começar com a procura pelo ponto comercial adequado para esse tipo de loja, sendo que o ideal é focar em ruas de grande movimento, que as pessoas costumam ir para comprar com uma grande frequência ou mesmo em um bairro menor, desde que ele tenha potencial para lhe gerar bons resultados.
O espaço interno da sua loja precisará ser bastante aconchegante, com uma boa ventilação e iluminação, mas não se esqueça de manter uma boa organização no local. Esse espaço precisará ter um estoque, um pequeno escritório, pelo menos 1 banheiro, provadores de roupas e a área frontal de vendas. Você também irá necessitar de um balcão grande que será onde irá funcionar o caixa da loja.
2- Legalização da empresa
Não deixe a parte burocrática para a última hora, porque pode atrapalhar na abertura da sua empresa. Então desde o momento que iniciar o processo de montagem da loja, já contrate também um contador para lhe auxiliar nisso. Junto com ele você irá abrir legalmente sua empresa, obtendo assim o CNPJ, alvará da prefeitura municipal e outras licenças necessárias para começar trabalhar.
3- Fornecedores de roupas masculinas
Nos mesmos locais onde os lojistas compram roupas femininas para revenda, você também encontrará roupas masculinas no atacado. Porém é preciso fazer uma análise mais criteriosa dos seus fornecedores, porque as peças masculinas geralmente não são produzidas num volume tão alto quanto as femininas.
4- Investimento
Não tem como dizer ao certo quanto custa tudo isso, mas logo de cara será preciso alugar o seu ponto comercial, investir em uma boa decoração e comprar equipamentos básicos como prateleiras, vitrines, balcões de atendimento, cadeiras para os clientes e outras coisas mais. O investimento total, incluindo também todo o seu estoque de produtos, pode ser algo muito variável e vai depender do tipo de loja que você pretende montar, mas no geral irá ficar entre R$ 50 e R$ 90 mil Reais.
5- Produtos
O que a maioria dos lojistas fazem é procurar fabricas de roupas e firmar parcerias para comprar diversos tipos de roupas e, certamente, essa será uma etapa que levará um pouco de tempo, pois será preciso pesquisar para encontrar os melhores fornecedores do mercado brasileiro. Outra excelente opção nesse processo sobre como montar uma loja de roupas masculinas é trabalhar com a venda dos produtos importados. É isso mesmo, as roupas masculinas importadas têm uma vendagem muito boa e você pode facilmente suprir a sua loja com os mais variados produtos importados. As camisetas e camisas polos de marca são muito procuradas pelos homens e coloca-las a venda na sua nova loja pode ser sinônimo de sucesso, então inove.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de roupas de tamanhos maiores.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-roupas-de-tamanhos-maiores,79b87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-montar-uma-loja-de-roupas-masculinas/