Pretendo abrir um brechó infantil, qual seria o investimento a princípio?
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Uma boa sugestão é escolher um brechó que seja como você deseja e conversar com o administrador desse negócio. Desculpe pela simplicidade, mas pode se surpreender como é fácil.
Boa sorte e tudo de bom pra você.
Sucessos =)
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.
A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.
O Alvará de funcionamento para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, inicialmente é Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.
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Boa tarde Gisele. O brechó é um negócio direcionado à compra e venda de artigos usados, principalmente produtos relacionados ao vestuário masculino, feminino e infantil. É uma das mais antigas atividades comerciais. De acordo com matéria veiculada no portal M M da Moda, em 2018 o mercado de segunda mão cresceu 24 vezes mais rápido que o varejo tradicional. Esse crescimento vai de encontro a tendência do consumo consciente e da sustentabilidade.
Dados coletados pelo Sebrae (2019) indicam que existem em torno de 12 mil pequenos negócios que comercializam produtos usados. Segundo notícia publicada no portal do Instituto Ibrape (2019) dados do setor indicam que o segmento de brechós movimenta pelo menos R$ 5 milhões por ano.
A venda de roupas de segunda mão para bebês e crianças está relacionada intimamente com mulheres grávidas e mães de crianças de colo. Por isso, o brechó infantil deve ter todo o aparato para receber bem estas pessoas com seus filhos para fazer compras e saírem satisfeitos do estabelecimento. É importante fazer uma pesquisa na região escolhida para abrir o brechó infantil e saber um pouco mais especificamente sobre o perfil da população, uma vez que as roupas devem ter a qualidade e preço compatíveis com a realidade local.
1- Produtos
O brechó infantil deve levar produtos de qualidade ao seu público-alvo. Sendo assim, peças manchadas e rasgadas devem estar definitivamente cortadas do seu mix de produtos. As roupas de marcas mais caras e renomadas devem ser vendidas juntamente com o resto das roupas, mas com a devida valorização. Quando recebidas, devem ser lavadas e passadas para chegarem em bom estado nas mãos dos consumidores.
Muitas pessoas ainda têm preconceitos em comprar roupas usadas e para esta ideia sair completamente do imaginário de quem visita o local, é bom que a aparência do brechó infantil seja divertida, adequada e que passe um aspecto de qualquer outra loja de roupas novas. A ideia é que as peças estejam organizadas e bem cuidadas, como em lojas de shoppings.
Muitas pessoas podem acabar precisando de um enxoval completo feito com roupas de bebês usadas e, para esta particularidade, o empreendedor deve contar com todo o tipo de peças. Além das roupas, o brechó infantil pode vender objetos relacionados a bebês e crianças, usados ou não. Brinquedos, berços, carrinhos de bebês são ideias que podem deixar o negócio cada vez mais lucrativo, assim como berços e banheiras. É necessário atentar para a higienização de todos estes itens.
2- Investimento
O investimento inicial para começar um brechó infantil é variável, mas não passa de R$6.500,00 se o empreendedor procurar o melhor preço para a compra de materiais e utensílios. Estes compreendem araras, cabides e prateleiras. Dá pra fazer uma boa decoração. Além disso, o brechó precisa de telefone, fax e computador.
A área prevista para comportar o negócio é de 50 m², exigindo uma boa localização. O capital de giro é de R$2.200,00 e o faturamento médio mensal é de R$3.000,00. O prazo para retorno é de 24 meses. Junto ao brechó infantil você pode montar uma loja de bebês.
3- Organização
Para poupar tempo dos clientes procurando as roupas específicas é bom que as peças estejam separadas em tamanhos, cores e sexo. Um dos lados do brechó infantil pode ser reservado para os meninos e o outro para as meninas e, se for possível, vitrines com manequins podem exibir as melhores tendências da loja para crianças e bebês.
O intuito é levar o cliente exatamente na parte da loja que o interessa e assim a mãe que deseja roupas para crianças de 2 anos leva apenas alguns segundos para encontrá-las e conseguir escolher suas peças. As roupas de inverno devem estar também separadas das roupas de verão.
4- Divulgação
O brechó infantil pode ser divulgado pela internet, pelo rádio e TV, através de panfletagem e outros tipos de divulgação dependendo, é claro, da renda disponível para este fim. O ideal é expor as boas condições que o brechó oferece, a quantidade de peças, o baixo preço, as boas condições para pagamento, o ambiente e outros aspectos que considere positivos.
Pode-se estabelecer parcerias com creches e escolas para fazer a divulgação para pais de alunos. A escolha é de cada empreendedor para fazer isto, que pode variar desde a panfletagem na hora da entrada e saída de alunos até a colagem da propaganda nas cadernetas de recados dos alunos.
Para qualquer negócio que você for montar, é importante fazer um planejamento.
Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-abrir-um-brecho-infantil/
Como montar um brechó.