Sebrae Respostas Latest Perguntas

João Victor Martins
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Auxílio Emergencial- Problema com o pagamento da GRU de devolução do auxílio, como resolvo?

  • 0
  • 0

Boa noite, fiz a solicitação do auxilio emergencial, acabei sendo aceito para receber, porém depois percebi que eu não me enquadrava em um dos critérios, e então decidi devolver as parcelas do auxilio. O problema é que, eu JÁ TINHA recebido a primeira parcela, e estava próximo de receber a segunda, essa segunda já estava liberada na verdade, só faltava cair, mas eu resolvi devolver antes, fiz o pagamento, porém me deparei com mais 600 reais na conta (a segunda parcela que estava pra cair), mas GRU emitida e paga consta que eu paguei a primeira E a segunda parcela, porém ele só cobrou o valor da primeira, lá na própria GRU consta “parcelas pagas 1,2” “valor pago= 600 Reais”, e AGORA eu não consigo devolver esses outros 600 reais, pois consta que eu já paguei, mas na verdade não foi paga, o dinheiro está em minha conta. ME AJUDEM NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Bom dia!

    Caso o dinheiro esteja na conta social, apenas deixe lá porque ele será estornado pelo governo. Agora, se você retirou o dinheiro de lá ou o depósito foi efetuado diretamente em outra conta de sua propriedade, sugiro que você entre em contato com o Ministério da Cidadania, por meio da Ouvidoria do Governo, solicitando orientações:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar. Tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”

  2. Após acessar a página, para devolução das parcelas recebidas fora dos critérios que permitem o recebimento do auxílio, basta seguir as orientações abaixo:

    1. Informar o CPF do beneficiário que irá fazer a devolução;

    2. Selecionar a opção de pagamento da GRU – “Banco do Brasil” ou “qualquer banco”.

    Para pagamento no Banco do Brasil, basta marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”.

    Para pagamento em qualquer banco, é necessário informar o endereço do beneficiário, conforme informações que serão pedidas após selecionar “Em qualquer Banco”, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”.

    De posse da GRU, é necessário fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento dos bancos como a internet, os terminais de autoatendimento e os guichês de caixa das agências, lembrando que a GRU com opção de pagamento no Banco do Brasil só pode ser para canais e agências do próprio banco”.

  3. Boa tarde, sou servidora pública ainda em estagio probatório onde fui empossada no concurso publico ano passado. Fiz cadastro pelo aplicativo e deu certo, fui aprovada. Usei duas parcelas em abril e maio, e estava juntando para devolução, pois estava ciente que iria devolver e estava errada usando, mas as vezes as necessidades e claro, não há desculpas para desviar do que é correto. Enfim, só que fui notificada pela Secretaria agora dia 23 deste mÊs e que meu nome estava na lista dos que usaram o auxilio, e devolvi no mesmo dia que recebi esta notificação. O sindicato diz com todas as letras que perderei meu cargo no concurso mesmo tendo devolvido o dinheiro e não ter usado de má fé. E ainda terei que responder criminalmente, além de ser demitida e ficarei com meu nome sujo e proibida de fazer qualquer concurso público. Desde já agradeço a atenção. E desde que tirei este dinheiro não tenho um minuto de paz e de sono, pois tirei como complemento onde tenho como provar que minha mãe esta doente e somos somente nós duas. Enfim, Obrigada.