Bom dia ! O meu marido fez o cadastro do auxílio emergência e deu negado falando que ele estava em um emprego mas não está, fizemos novamente o cadastro e deu negado de novo pelo mesmo motivo
Ana JhuliNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia, Ana!
Esse tem sido um problema recorrente, pois o Governo tem utilizado os dados da RAIS para verificar vínculos empregatícios. Uma sugestão seria eles utilizarem o CAGED OU O E-Social, que são atualizados com maior frequência.
Uma dica é que vocês verifiquem o cadastro do teu marido no site da RAIS e vejam qual a situação que ele se encontra lá:
http://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf
Outra é verificar a carteira de trabalho digital, por esse link:
https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/
Quando o cadastro no auxílio emergencial é negado por causa de um suposto vínculo de emprego, não é possível contestar pelo aplicativo da Caixa. Fazer um novo cadastro também não resolve, pois a Dataprev vai consultar novamente os mesmos bancos de dados do governo federal.
Se um desempregado tiver o auxílio emergencial negado por causa de dados desatualizados, a orientação do Ministério da Economia é procurar a empresa ou órgão público que aparece na Rais ou na carteira de trabalho digital. Outra opção é abrir um processo administrativo via portal gov.br.
Nesse caso, a alteração no banco de dados só é realizada com decisão judicial, ou se a empresa estiver com cadastro inativo
Boa tarde!
Adicionamente, sugiro também fazer uma anotação junto ao Ministério Público que está tratando de questões relacionadas ao auxío emergencial:
http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/auxilio-emergencial-manifestacoes-devem-ser-feitas-por-formulario-eletronico-da-sala-de-atendimento-ao-cidadao-sac