Fui aprovada no auxílio emergêncial e diz que receberia pelo bolsa família no qual eu fiz o cadastro do bolsa família faz 2 meses. Mas não consigo sacar o auxílio pois na caixa diz que não tenho bolsa família. Mas o auxílio está aprovado e diz que recebo na mesma data em que receberia o bolsa família. Mas não tenho bolsa família liberado ainda, pois como faz 2 meses que foi feito o cadastro tem que esperar de 5 a 8 meses pra poder ser liberado o bolsa família pra mim receber, esperar todo esse tempo eu não conseguirei sacar o auxílio pois já terá acabado. Como faço? Já estive no cras que me mandaram pra ver sobre o bolsa família e ninguém pode fazer nada. Já estive na caixa e ninguém resolve nada. Auxilio está aprovado e diz que vou receber pelo bolsa familia mas na hora de receber dizem que eu não tenho bolsa familia
Silmara CastroNovo na comunidade
Bom dia, Silmara!
Situação está bem enrolada mesmo. Em relação ao dinheiro do auxílio, o governo havia afirmado que as pessoas que tiveram os pedidos aprovados receberão, mesmo que de forma retroativa.
Então, enquanto sua preocupação de que não irá receber o dinheiro, creio que você não será prejudicada. O que é muito preocupante é o prazo para liberação do bolsa família.
Eu não tenho como lhe ajudar de forma efetiva, então vou lhe sugerir as seguintes providências:
Enviar registro para o Minsitério Público relatando esse fato:
http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/auxilio-emergencial-manifestacoes-devem-ser-feitas-por-formulario-eletronico-da-sala-de-atendimento-ao-cidadao-sac
Fazer uma reclamação na Ouvidoria do Governo:
Passo a passo para fazer o registro:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Faça isso porque a resposta certamente não vai demorar 5 ou 8 meses para chegar e seu problema poderá ser resolvidoa antes desse prazo.