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Cleber Antonio
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Auxílio Emergencial- Fiz o pagamento deste valor, acreditando que o valor da segunda parcela seria creditado, porém no aplicativo caixa tem consta apenas o depósito da primeira parcela. Como proceder?

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Boa tarde!

Recebi a primeira parcela no valor de R$600,00 do auxílio emergencial indevidamente. Tirei uma GRU para devolução, mas foi emitida no valor de R$1200,00 (referente a primeira e segunda parcela). Fiz o pagamento deste valor, acreditando que o valor da segunda parcela seria creditado, porém no aplicativo caixa tem consta apenas o depósito da primeira parcela.

Como proceder?

Obs: Ao tentar emitir novamente outra GRU, apresentou a mensagem que não tinha pagamentos para o CPF informado e ao entrar no aplicativo auxílio emergencial apresenta que meu cadastro está em análise.

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1 Resposta

  1. Boa tarde!

    OEssa anotação no cadastro ela é padrão e as parcelas não pagas serão bloquedas. Quanto ao pagamento da GRU com valor maior que o efetivamente recebido, você poderá adotar duas providências:

    a) Solicitar o reembolso ao Tesouro Nacional. Veja como proceder, acessando ao link abaixo:

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/249817/5_Restituicao_Receitas_Arrecadadas_por_GRU.pdf

    b) Fazer um registro no site da Ouvidoria do Governo. Veja como fazer:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optar por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que vocês estão fazendo a coisa correta), pode inserir uma cópia da GRU paga com duplicidade de valores.

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”