Boa tarde!
Recebi a primeira parcela no valor de R$600,00 do auxílio emergencial indevidamente. Tirei uma GRU para devolução, mas foi emitida no valor de R$1200,00 (referente a primeira e segunda parcela). Fiz o pagamento deste valor, acreditando que o valor da segunda parcela seria creditado, porém no aplicativo caixa tem consta apenas o depósito da primeira parcela.
Como proceder?
Obs: Ao tentar emitir novamente outra GRU, apresentou a mensagem que não tinha pagamentos para o CPF informado e ao entrar no aplicativo auxílio emergencial apresenta que meu cadastro está em análise.
Boa tarde!
OEssa anotação no cadastro ela é padrão e as parcelas não pagas serão bloquedas. Quanto ao pagamento da GRU com valor maior que o efetivamente recebido, você poderá adotar duas providências:
a) Solicitar o reembolso ao Tesouro Nacional. Veja como proceder, acessando ao link abaixo:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/249817/5_Restituicao_Receitas_Arrecadadas_por_GRU.pdf
b) Fazer um registro no site da Ouvidoria do Governo. Veja como fazer:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optar por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que vocês estão fazendo a coisa correta), pode inserir uma cópia da GRU paga com duplicidade de valores.
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”