Estou no cadastro único da minha mãe,o auxílio emergencial foi bloqueado agora essa mês de agosto dia 28, pois estão fazendo revisão porém estou dentro dos critérios e não moro mais com ela há um tempo. o que fazer? Se atualizar o cadastro ainda vou receber? Até quanto demora ?
Iara AraujoNovo na comunidade
O telefone de contato do auxílio emergencial é 111.
Procure informações através do telefone de contato do auxílio emergencial é 111. Poderá procurar a Defensoria Pública na sua Cidade.
Bom dia!
Adicionalmente, informo-lhe que os procedimentos de revisão estão sendo adotados por conta de ocorrências nos cadastros que não estão em conformidade com os critérios definidos pelo programa.
Quando o cadastro entra em reavaliação, os dados voltam para a análise da DATAPREV, razão pela qual a Central 111 somente poderá lhe informar que o seu pedido entriu em revisão.
Em relação a sair do cadúnico de sua mãe, as alterações dos dados do Cadastro Único devem ser feitas no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) pelo responsável da família. O app mostra quais são os documentos serão necessários para a atualização cadastral. Você deveria providenciar essa alteração, no entanto, deve-se ter claro que essa atualização não garante que você volte a receber seu auxílio.
Caso seja bloqueado de vez, mesmo com você atendendo a todos os critérios, sugiro que adote as seguintes providências:
i) Faça um registro junto ao MINISTÉRIO PÚBLICO, por meio do link abaixo:
http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/auxilio-emergencial-manifestacoes-devem-ser-feitas-por-formulario-eletronico-da-sala-de-atendimento-ao-cidadao-sac
ii) Faça uma reclamação junto a OUVIDORIA DO GOVERNO. Veja como proceder:
Passo a passo para fazer o registro:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Espero que obtenha sucesso em sua busca e quero deixar claro que as informações adicionais, que insiro às respostas já proferidas anteriormente, tem cunho única e exclusivamente colaborativo, de forma que o solicitante tenha conhecimento de todas as opções disponíveis.