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Rose Matos
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Auxílio Emergencial- Devolução do auxílio emergencial não consta como pago no site, o que eu faço?

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Entrei no site para devolução do auxílio mas a opção do primeiro boleto não consta nenhum valor fica zerado, quando selecionei a segunda parcela aparecia os R$ 600,00, então resolvi fazer o pagamento dessa parcela com a esperança de que a primeira liberasse depois. A data de validade do boleto estava para o dia 01/09 fiz o pagamento nesta data e entrei no site para conferir se deu baixa mas consta como expirado e a opção de fazer o pagamento da segunda parcela está novamente liberada para pagamento como devo proceder?

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2 Respostas

  1. Bom dia!

    Quanto ao pagamento da segunda parcela, guarde o comprovante de pagamento. No site vai aparecer expirado porque não é mais possível fazer a impressão de nova GRU para a segunda parcela. Essa medida foi tomada porque as pessoas ficavam gerando GRU e não pagavam.

    Quanto à primeira parcela, sugiro que entre no site da Ouvidoria do Governo e faça um registro para que o Ministério se posicione a respeito:

    Passo a passo para fazer o registro:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar. Tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”

  2. Fiz o pagamento da primeira parcela de 600 dia 27/04/2021, porém no sistema ainda n consta que foi pago, será que tem algo errado?