Preciso saber como abrir uma empresa individual para Correspondente bancário e trabalhar em home office ?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Olá, o primeiro passo é procurar um contador para fazer a abertura do CNPJ, inscrição estadual e providenciar as licenças necessárias. Como é uma atividade de instituição financeira não tem como você abrir como microempreendedor individual, terá que abrir como microempresa (ME).
Esse é o cnae:
CNAE 6619-3/02 – Correspondentes de instituições financeiras.
Mais informações ou dúvidas pode acessar meu blog: https://escoladoempreendedorismo.com/como-abrir-uma-empresa/
Para ser um correspondente bancário, existem pré-requisitos básicos definidos pela Resolução n.º 3954/2011, do Banco Central. Somente podem ser contratadas, na qualidade de correspondente, as sociedades, os empresários, as associações, prestadores de serviços notariais e as empresas públicas. Mas uma das principais dúvidas entre os correspondentes é se é possível começar como Microempreendedor Individual – MEI para ter um CNPJ na hora de apresentar os documentos ao banco. A resposta é sim! Mas é importante avaliar algumas questões antes de ter um CNPJ.
A Resolução 3954/2011 não tem uma regra específica sobre este quesito. No entanto, a atividade de correspondente no país é classificada no código de Classificação de Atividades Econômicas – CNAE 6619-3/02. Mas não é MEI. Em 2012, estes profissionais deixaram de integrar o rol de atividades consideradas impeditivas ao Simples Nacional.
Na verdade, quem define o enquadramento tributário é a própria instituição financeira quando for aceitar o correspondente em sua rede. Alguns bancos aceitam outras categorias de atividades, como a “8299 – Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente”, ou ainda, a sub-atividade “escritório de representação – filial de empresa estrangeira exceto de bancos estrangeiros”, que pode ser enquadrada como MEI. Porém, não é uma garantia de que o banco vai aceitar.
Uma das desvantagens de abrir um MEI sendo um correspondente bancário é que só é permitido contratar um funcionário e o faturamento da empresa também é limitado. O ideal é começar como agente de crédito autônomo (pessoa física) para conhecer melhor o mercado e só depois abrir um ponto de atendimento de serviços financeiros.
Além disso, sobre a questão do endereço de funcionamento, você pode abrir um Escritório Virtual. Eu uso o Stock Escritório Virtual.
Fonte: https://aneps.org.br/leitura/13038/correspondente-bancario-pode-ser-meiij
Vídeo complementar:
Como ser um correspondente bancário autônomo: https://www.youtube.com/watch?v=kkq13beQxrQ