As ferramentas estão mais acessíveis e sendo adotadas também por pequenas empresas, com bons resultados em várias áreas de atendimento ao cliente.
Os chatbots têm ótima relação custo-benefício e já se tornam solução viável para as pequenas empresas.
O chatbot é uma ferramenta para conversar com o cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Ele pode responder ao cliente por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial.
Usar um chatbot melhora o desempenho do atendimento ao cliente, mediante um investimento relativamente pequeno.
Eles ampliam a capacidade das empresas se relacionarem com os clientes e organizam o fluxo dos atendimentos. A taxa de abandono dos carrinhos de compra diminui expressivamente, por exemplo.
As experiências positivas em vendas abriram espaço para a adoção dos chatbots em novas áreas, como marketing, financeiro, jurídico e compras. Os bots reforçam a agilidade e a flexibilidade das PMEs e melhoram os resultados do negócio.
As PMEs, que contratam mão-de-obra e contribuem com uma parcela importante do recente crescimento do PIB brasileiro, têm na inteligência artificial uma das três prioridades quando o assunto é transformação digital.
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