As instituições financeiras captam recursos e repassam os mesmos para terceiros correndo o risco de não receber. Assim, o empresário que solicita crédito em uma instituição financeira deve apresentar documentos que comprovem a sua capacidade de pagamento. Dentre os documentos podemos citar os últimos balanços, contratos, sócios e outros. Com estes dados e mais informações do gerente da conta, o analista de crédito analisa o comportamento da empresa determinando a disposição ou não do banco efetuar a operação e o seu limite.
Uma metodologia de analise muito difundida entre as instituições do mercado financeiro é a dos C’s do Crédito, baseando-se em fatores objetivos e subjetivos.
C’s do Crédito:
1- Caráter
São informações referentes à índole, idoneidade e reputação do cliente;
2- Capacidade
Este “C” deve fornecer informações que possibilitem avaliar se as receitas e despesas permitem o cumprimento das obrigações a serem assumidas;
3- Capital
Informações referentes à estrutura de capital, endividamento, liquidez, lucratividade e outros índices financeiros obtidos por meio dos demonstrativos financeiros do cliente;
4- Colateral
É a capacidade da empresa ou dos sócios em oferecer garantias ao empréstimo;
5- Condições
Informações referentes à capacidade dos administradores de se adaptarem a situações conjunturais, ter agilidade e flexibilidade de adaptar-se e criar mecanismos de defesa;
6- Conglomerado
São informações da situação de outras empresas situadas num mesmo grupo econômico e como poderão afetar a empresa em estudo.
Com o conhecimento prévio da forma de análise, o empresário poderá se antecipar às exigências evitando perda de tempo, recursos e frustrações.