Muitas empresas de pequeno porte, especialmente aquelas com orçamentos de marketing limitados, tratam o marketing em mecanismos de busca como um pensamento posterior. É onde concentram a sua energia depois de terem terminado as suas campanhas de publicidade impressa, correio directo ou anúncios classificados.
Mais de metade dos proprietários de pequenas empresas nem sequer mantêm um website regularmente atualizado, também não se importam com a utilização de SEO (otimização de sites) para tornar esse website visível.
Esses proprietários de pequenas empresas não possuem ideia da oportunidade que estão perdendo.
Quando se trata de pesquisar produtos, 61% dos consumidores pesquisam inicialmente esses produtos na internet antes de os comprarem. A otimização de sites dá à sua empresa algo que todas essas outras plataformas de marketing não conseguem: oferecem acesso aos clientes que já estão a procurar ativamente por um negócio como o seu.
Com SEO, a pessoa que está encontrando o site de sua empresa está lhe buscando porque está inserindo a palavra-chave específica relacionada ao produto ou serviço que você oferece.
Então, por que as pequenas empresas não investem mais em SEO? Há várias razões.
Falta de compreensão – A frase “otimização para mecanismos de busca” pode ser um termo mistificante. Aprender coisas sobre colocação de palavras-chave, classificação de páginas e marketing de conteúdo pode ser confuso. Os empresários que trabalham em mercados fora do setor de tecnologia podem não ter o conhecimento para gerenciar sua própria campanha de SEO.
Falta de tempo – Manter um site institucional e páginas de mídia sociais otimizadas para mecanismos de busca é um processo contínuo e demorado. O gerenciamento de SEO requer manter-se atualizado com as mudanças nos algoritmos e colocar novos conteúdos de forma consistente. Pequenas empresas sem seus próprios departamentos de marketing simplesmente não têm tempo para gerenciar sua própria campanha de SEO.
Falta de resultados – Muitas empresas podem tentar iniciar sua própria campanha de SEO, e depois desistir quando perceberem que a campanha não lhes está dando resultados imediatos. É importante entender que a SEO é uma estratégia de longo prazo, e não uma estratégia que leva à resultados instantâneos. Além disso, as pessoas que administram o SEO geralmente não têm a experiência necessária para criar uma campanha eficaz.
Com os especialistas certos, todos os três problemas acima se tornam uma questão sem precedentes. As empresas que têm uma campanha de SEO bem sucedida, geralmente dirigida por uma empresa de marketing especializada em SEO, podem ver os seguintes benefícios.
Maior ROI em seu marketing
O marketing tradicional custa cerca de 61% mais do que o marketing dos mecanismos de busca. Isto porque o marketing tradicional não é tão direcionado quanto o marketing dos mecanismos de busca. Com o marketing tradicional, não há garantia de que seu correio será aberto, ou que as pessoas não irão pular seus comerciais.
Os resultados geralmente são o oposto. 44% das pessoas nunca abrem a mala direta, enquanto 86% das pessoas saltam os anúncios de televisão. A otimização dos mecanismos de busca tem uma taxa de fechamento de 14,6%, em comparação com a taxa de fechamento de 1,7% que você receberá de mala direta.
Criação de fidelidade do cliente
Outro benefício que a otimização SEO tem é a capacidade de criar fidelidade do cliente. As pessoas não gostam de ser interrompidas. Elas não gostam de comerciais de televisão que interrompem seus programas e não gostam de ter uma caixa de correio cheia de cartas não solicitadas.
Quando sua primeira interação com um cliente é uma mala direta, impresso, ou outra mídia offline, ou eles não se lembrarão de você, ou o associarão a algo que não pediram ou que não precisam.
O marketing nos mecanismos de busca é diferente. Quando as pessoas procuram um produto ou a resposta a uma pergunta e encontram sua página, sua empresa se torna a empresa que lhes deu o que estavam procurando.
Uma boa primeira impressão é a chave para a fidelidade do cliente. Clientes leais são bons clientes não só porque gastarão mais em seu negócio, mas também porque recomendarão seu negócio a outros.
Fornece uma gama maior de clientes, incluindo clientes globais
Todas as pequenas empresas têm um objetivo em comum: expandir seu alcance para novos clientes. Com uma mídia offline, isto deixa as pequenas empresas vinculadas, pelo menos inicialmente, à sua comunidade local.
Independentemente do tamanho, este poço de clientes potenciais acabará secando, deixando uma empresa totalmente à mercê de sua clientela existente, a menos que eles se expandam.
A Internet é um mercado global e há 3 bilhões de pessoas on-line. Com SEO, uma empresa pode ajustar sua campanha para atingir usuários em várias comunidades, tanto através de SEO global quanto local. Isto cria uma reserva virtualmente infinita de clientes potenciais.
Não ter uma campanha de SEO coloca você atrás da sua concorrência.
Se você não tem uma campanha de SEO, então toda vez que alguém procura um negócio como o seu na Internet, está encontrando o site de um de seus concorrentes. SEO oferece oportunidades para empresas pequenas competir com grandes nomes.
SEO continua sendo o melhor canal de marketing para pequenas empresas, mas ele só funciona se for usado corretamente e de forma consistente. Se você usar a empresa certa para gerenciar sua campanha de SEO, você pode ver muitos benefícios.