Com o atual cenário de desemprego muitas pessoas têm buscado, além da procura de emprego, se reabilitar profissionalmente, fazendo cursos. Mas, como fazer um curso sem emprego? É possível fazer cursos gratuitos. Saiba mais como.
Cursos Gratuitos do SENAC
Procurando na internet você encontra algumas opções de cursos gratuitos. Em São Paulo, há a possibilidade de cursos gratuitos pelo SENAC, através de bolsas de estudos que podem variar de 50% a 100% em cursos livres e bolsas integrais para cursos técnicos e capacitações. E como participar? O candidato precisa ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos; não estar participando de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudos do SENAC; não estar também matriculado em nenhum curso do SENAC; e não ter abandonado nenhum curso do SENAC. Há ainda outros critérios para participar do processo seletivo de bolsas de estudos que podem ser verificados no site do SENAC, onde são feitos algumas perguntas como: no momento, você está matriculado em algum curso do SENAC São Paulo? Você está inscrito em outro processo seletivo de concessão de bolsas no SENAC atualmente? Como aluno bolsista, você abandonou um curso no SENAC nos últimos 24 meses? Pergunta sobre a renda familiar e é possível calcular a renda familiar bruta por pessoa. E, de acordo com o cálculo você consegue saber se está apto a pedir uma bolsa no SENAC São Paulo. Você pode consultar também os cursos disponíveis no SENAC e que participam do processo de bolsas. Entre os cursos estão: técnico em estética, Radialista – assistência de produção; técnico de publicidade, técnico em Orientação Comunitária; técnico em nutrição e dietética, técnico em restaurante e bar; técnico em administração, técnico em comércio, técnico em logística; técnico em secretariado; técnico em guia de turismo, técnico em hospedagem; especialização técnica em Segurança do Trabalho na Construção; técnico em meio ambiente, técnico em segurança do trabalho; assistente de Produção de Moda para Visual Merchandising, Técnico em produção de Moda, entre outros muitos cursos.
Cursos Gratuitos que encaminham para Empregos
Há ainda cursos gratuitos e online como, por exemplo, alguns cursos promovidos pela Universidade de São Paulo (USP) entre estes: curso de gestão de Projetos, Física Básica, Engenharia Econômica, Princípio de Sustentabilidade e Tecnologias Portadoras de Inovação; Gestão de desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gestão da Inovação, Eletromagnetismo, Sistemas Terra, Fundamentos de Administração, Visões do Brasil século XIX, etc.
Há ainda muitas outras opções de cursos gratuitos e online como é o caso dos cursos Iped. Para conhecer os cursos gratuitos acesse o link iped.com.br/cursos-gratis. Os cursos são nas diversas áreas: 3D e Games, Administração, Ambiental, Animações e Design, Arquitetura e Engenharia, Artesato, Biomedicina; Comunicação, marketing e vendas; concursos públicos, contabilidade, cotidiano; culinária, gastronomia e confeitaria; Direito, Educação e Pedagogia; Educação Física e Esporte, Enfermagem, Ensino Religioso, Estética e Beleza, entre muitas outras áreas.
Há outros exemplos de cursos gratuitos como os cursos da Prime Cursos (www.primecursos.com.br), Veduca (veduca.org) entre outros exemplos.
Por isso, não há motivo de não se especializar e se profissionalizar em alguns casos. É preciso somente boa vontade e achar o curso que preferir. Saiba mais acessando o seguinte artigo: cursos gratuitos que encaminham para empregos.