A Organização Mundial da Saúde (OMS), faz constantes trabalhos a respeito da saúde pública. E, há algum tempo, informou um alerta sobre marketing digital envolvendo bebidas alcoólicas. Nesta, ela destaca o quanto o abuso dessas bebidas se maquiam como se fosse algo positivo.
E isso fez com que a OMS destacasse a necessidade de ter técnicas mais sofisticadas, que fossem mais eficazes, a respeito de informar os perigosos que o álcool pode causar. Afinal de contas, essa questão atinge em especial os jovens.
Inclusive, o próprio documento mostra que os jovens e bebedores pesados são cada vez mais visados pela publicidade do álcool. Isso acontece, muitas das vezes, em detrimento da própria saúde daqueles que são mais jovens.
A OMS relatou toda a extensão da maneira como o álcool vem sendo comercializado nos últimos tempos, mas envolve questões que vão além das fronteiras nacionais. A preocupação também está nos meios digitais.
Afinal de contas, muitas estratégias de marketing digital relativizam o consumo da bebida. Não há como negar que, na grande maioria das situações, o álcool é uma forma de socializar as pessoas, mas não há como diminuir os riscos ele oferece.
O álcool é sim uma substância tóxica e, de acordo com a própria OMS, não existe uma dose segura para o consumo da bebida. E isso acontece porque, por menos que seja a ingestão do álcool, ele tende a prejudicar a nossa saúde.
É claro que nem todos aqueles que bebem são alcoólatras, e a OMS deixa isso bem claro. No entanto, o estudo também revela que, independente do quanto de álcool você ingere, sempre vai resultar em algum dano para a sua saúde.
O que o relatório da OMS revelou
O relatório demonstrou que, em todo o mundo, mais de 3 milhões de pessoas morrem todos os anos, devido ao abuso de álcool, o que representa 5% de todas as mortes, sendo elas uma a cada 10 segundos. Um dado alarmante.
Fora isso, o número desproporcional de mortes em decorrência do álcool acontece entre pessoas mais jovens. 13,5% acontece em pessoas na idade entre 20 e 39 anos de idade.
De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, o álcool é uma substância que rouba dos jovens suas vidas e potencial. Mas, apesar de ser cada vez mais claro o uso dessa substância, o controle sobre o comércio de álcool é o mais fraco.
E isso quer dizer que uma das formas de amenizar esse problema seria uma melhor regulamentação do marketing digital para com o álcool. Ao aplicar da maneira certa, de forma consistente, com certeza vai ser mais fácil salvar muito mais vidas.
Como a internet contribuiu para aumentar o consumo de álcool entre jovens?
A internet é um terreno muito democrático e que qualquer um pode acessar o que quiser, quando bem entender. No entanto, trata-se de uma faca de dois gumes, haja vista que é possível utilizar tanto para o bem, quanto para o mal.
Nos últimos anos, o marketing de álcool tem se aproveitado bastante do marketing digital, o qual é capaz de atingir todos os públicos, em especial os jovens. Afinal de contas, eles são as pessoas que mais estão conectadas.
Inclusive, uma fonte de dados que foi citada no relatório da OMS calculou que mais de 70% dos gastos com mídia das principais empresas de bebida alcoólica sediados nos EUA. E, em 2019, grande parte foi por meio de promoções.
Por que é tão importante regulamentar o marketing
Porque muitos profissionais de SEO acabam produzindo campanhas que atingem públicos indevidos, como é o caso dos jovens. É preciso reconhecer o poder do marketing digital, o quanto ele pode ser negativo quando feito da forma incorreta.
Ademais, a crescente importância da mídia digital faz com que o álcool se torne além das fronteiras. E isso tem feito com que cada vez mais os países fiquem com dificuldade em regulamentar o uso do álcool de forma efetiva em suas jurisdições.